quarta-feira, 23 de junho de 2010

VICE DE SERRA SERÁ ALELUIA OU ALVARO DIAS.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), ligou nesta quarta-feira (23) para o colega e correligionário Alvaro Dias (PR) e avisou que, caso seu irmão Osmar Dias (PDT-PR) aceite o acordo de concorrer ao Senado na chapa do ex-prefeito de Curitiba Beto Richa, as lideranças tucanas tentarão convencer o DEM a conceder a vaga de vice do presidenciável José Serra a ele, Alvaro Dias. Osmar Dias é o nome indicado por sua atual legenda para disputar o governo do Paraná na chapa com PMDB e PT. A decisão precisa ser tomada até amanhã, pouco antes da convenção do PDT neste final de semana, quando deve anunciar sua candidatura.


Os petistas e peemedebistas apresentaram uma contraproposta a Osmar Dias: o governador Orlando Pessuti (PMDB) admitiu retirar sua candidatura e ceder a cadeira ao pedetista, atendendo a conselhos do presidente Lula e da candidata petista Dilma Rousseff, interessados em fortalecer os palanques no Sul do País. Osmar, no entanto, passa a bola aos tucanos e pede a garantia de vice para seu irmão antes que a sua decisão por concorrer ao governo, ou não, seja tomada.

O senador consultou sua direção partidária sobre a possível aliança com o PSDB, sinalizando aos tucanos que desejava realizar a coligação. Já aos petistas, Osmar dizia querer Gleise Hoffmann (PT), mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, como sua candidata a vice. E o PT quer Hoffmann no Senado.

Guerra já se reuniu nesta quarta com o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). Segundo Alvaro Dias, "a questão da vice está sendo equacionada por Serra e PSDB, em conjunto com aliados. Não cabe a ninguém advogar em causa própria". O senador paranaense confirma a ligação de Guerra e oportunamente avisa que será muito difícil não apoiar seu irmão caso ele seja candidato ao governo. Osmar resiste à ideia de abandonar a aliança com PMDB e PT sem a garantia de que Alvaro assumirá a vice de Serra.

O PSDB tenta driblar o DEM e construir uma chapa puro sangue. Guerra, que também já foi cotado para o posto, chegou a recomendar que Alvaro Dias fosse ao lançamento da candidatura de Geraldo Alckmin para o governo de São Paulo neste domingo (13) para "marcar presença ao lado de Serra".

Os tucanos já não esperam por uma aliança com o PP que optou pela neutralidade nacional e afastou assim a possibilidade de colocar o senador Francisco Dornelles (RJ) na vice de Serra. O ex-governador de São Paulo tem declarado que definirá um nome para acompanhá-lo na corrida ao Planalto até o dia 30 deste mês. E o DEM tem reivindicado publicamente a vaga desde quando o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves enterrou a possibilidade de assumir o posto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário