quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ficha Limpa dá ao PSDB novo palanque no Distrito Federal.

Joaquim Roriz deve ter nome substituído por representante tucano.


Comando de campanha de José Serra avaliou casos problemáticos na terça.

Da Agência Estado

Ex-governador Joaquim Roriz (PSC) pode ter nome substituído por Maria de Lourdes Abadia.
Arquivo/Agência Brasil)A Lei da Ficha Limpa deu ao PSDB o pretexto para descartar o incômodo palanque do ex-governador Joaquim Roriz (PSC) no Distrito Federal. Impossibilitado de concorrer por ter renunciado à cadeira de senador em 2007, o que o tornaria inelegível por oito anos após o término do mandato pela nova lei (o que significa até 2023), Roriz será substituído por um nome tucano. Maria de Lourdes Abadia, ex-vice de Roriz, deve ter a candidatura oficializada nos próximos dias.

O comando político da campanha de José Serra à Presidência analisou na terça-feira (22) todas as situações consideradas alarmantes por conta da nova lei e também os Estados onde há riscos de o tucano ficar sem palanque forte.

Os coordenadores de Serra acreditam que os casos de Jackson Lago (PDT), que disputará o governo no Maranhão, e de Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato ao Senado na Paraíba, não são preocupantes. Os dois foram cassados quando eram governadores, mas já cumpriram a pena prevista. "Ouvimos todos os argumentos. Eles (os candidatos) vão se defender e apresentar seus argumentos jurídicos", disse o presidente do PSDB e coordenador da campanha de Serra, Sérgio Guerra (PE).

Mereceu ainda a atenção dos tucanos o caso do Pará. "Nosso pessoal está tranquilo, mas não os nossos adversários", ironizou Guerra. Nomes fortes para o Senado, Jader Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT) provavelmente não concorrerão por terem renunciado aos respectivos mandatos de senador e de deputado, evitando assim a cassação.

O caso de Rondônia, cuja candidatura de Expedito Júnior (PSDB) ao governo também deve ser vetada pela nova lei, será analisado hoje pela sigla. Ex-governador, ele foi cassado em 2009 por abuso do poder econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário