quarta-feira, 30 de junho de 2010

INDIO É RENOVAÇÃO E ESPERANÇA, DIZ SERRA.

Em coletiva após de homologado o deputado do DEM Indio da Costa (RJ) como vice, o candidato tucano à presidência, José Serra elogiou, nesta quarta-feira (30), o parlamentar carioca e disse que ele significa "uma novidade que é sinal de renovação e esperança para o País. Queremos fazer um governo que abra oportunidade para os brasileiros de maneira continua em relação ao futuro, que abra caminhos que renovem nosso País e que faça nosso País seguir avançando. O Brasil pode mais. Indio é um parceiro".

Serra disse que a campanha está alavancada e que pretendem alavancar ainda mais. Serra usou o seu bordão e reafirmou que o vice é um parceiro nesta "árdua, difícil e vitoriosa batalha". Ele se preocupou em listar uma série de predicados de seu novo parceiro de chapa, inclusive com um currículo sobre estudos do parlamentar em Nova York.

O ex-governador de São Paulo, que elogiou principalmente a capacidade administrativa de Índio da Costa - eleito por três vezes vereador no Rio e subprefeito de Copacabana - disse que o Índio da Costa estará sempre disposto a debates e não vai "se esconder". "Nosso vice vai fazer o contrário de se esconder, vai se mostrar, ir a debates, discutir, estar presente, com muito prazer e com muito orgulho", observou.

Impasse

Serra negou que o impasse na escolha de seu vice - a indicação do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) e depois a troca pelo deputado Indio da Costa (DEM-RJ) - tenha provocado algum desgaste ou sequela com o DEM, partido aliado que se rebelou após ter sido alijado na escolha da chapa oposicionista a Lula na corrida pelo Palácio do Planalto.

"Não ficou (sequela). A gente tem que olhar para a frente. A gente olha para a perspectiva da unidade. Às vezes o processo democrático, o tipo de negociação que se faz implicam divergências. É natural que aconteça. Tínhamos uma proposta de alguém muito preparado, altamente qualificado que envolvia determinada combinação política em um Estado. Não era uma escolha partidária. Dentro da lógica política acrescentava componente interessante a eleição", disse o candidato, que viajou a Brasília após a definição de seu vice e posou ao lado de Índio da Costa ao final da convenção nacional do DEM.

Na tarde desta quarta, o DEM oficializou o nome de Costa para ocupar o posto. O senador Alvaro Dias (PR) foi descartado pelo PSDB quando o seu irmão, Osmar Dias (PDT), manifestou ao DEM e PSDB que se candidataria ao governo paranaense numa coligação com PT e PMDB. Os tucanos propuseram Alvaro na vice justamente para tentar atrair Osmar para ser senador na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB).

Um dos relatores do projeto que prevê a exigência de Ficha Limpa para políticos disputarem as eleições, Indio da Costa foi vereador por três vezes no Rio de Janeiro e está em seu primeiro mandato na Câmara Federal. O carioca, que iniciou carreira política no PTB, é ligado ao ex-prefeito Cesar Maia e é filiado ao DEM desde 1995. O novo vice de Serra desbancou nomes como o senador paranaense Alvaro Dias, indicado pelo PSDB; a ex-vice-governadora do Pará, Valéria Pires; o deputado federal José Carlos Aleluia e o ex-deputado e ex-ministro Carlos Melles.

Um comentário:

  1. O Dem acertou na indicação. Como filiado, confeso que fui pego de surpresa, mas adorei. É a força das novas ideias chegando! Paz e Bem!

    ResponderExcluir