quinta-feira, 15 de julho de 2010

A ENCRUZILHADA.

Coincidência ou não, os fatos vão acontecendo quase que simultaneamente no Brasil e na Venezuela, sempre no sentido do desrespeito às normas democráticas. Tanto Coincidência lá como aqui, os protagonistas se acham acima do bem e do mal, diferenciando somente o estágio em que se encontra a implantação do regime populista totalitário, demagogo em curso nos dois países.


Chávez recentemente mandou prender o Presidente de uma emissora de TV, única em toda mídia venezuelana que ainda tem coragem de se opor ao ditador. Agora, o “Deus de lá” chega ao desplante de questionar o Papa, apenas porque um Cardeal teve a “ousadia” de discordar do todo poderoso bolivariano.

O “Deus daqui” repetidamente desrespeita as leis, chegando a se desculpar cinicamente por ter citado o nome de sua candidata em Cerimônia Oficial para lançamento da licitação do trem bala, para um dia depois reafirmar o elogio em outro Ato Oficial.

Se tem uma palavra que pode expressar o meu sentimento diante desses fatos, é “assustado”, e acredito que o mesmo ocorre com milhares de brasileiros preocupados com o destino de nosso país. Este sincronismo, esses ataques ao Estado de Direito nas duas nações, pode até ser mera coincidência para os menos céticos, não é o que penso. Tentativas de controle da imprensa, apoio a ditadores, gigantismo e loteamento do Estado, uso da popularidade para afrontar as normas constituídas , arrogância , desrespeito à oposição são ações semelhantes praticadas pelos dois “Deuses”, o que me faz concluir o que os distingue é o estágio em que se encontra a implantação do que chamo de “Ditadura populista bolivariana” enquanto seus adeptos denominam de “Democracia Direta”.

Dois fatos, a contestação ao Papa, numa clara intenção de inibir ações da Igreja na Venezuela e a manipulação de dados de importante personalidade da oposição, na Receita Federal. No Brasil, numa tentativa inconseqüente de montar dossiês que poderiam eventualmente na Campanha, demonstram claramente aas intenções de Hugo Chávez e Lula.

No Brasil, o Poder Judiciário se limita a aplicar seguidas e irrisórias multas, o que além de não inibir o infrator, acaba por estimular a desobediência, já que o custo benefício é altamente compensador. Invadir, violar dados pessoais de quem quer que seja, merece imputar responsabilidades e requer punição exemplar, o que a bem da verdade, não ocorre desde o episódio do caseiro Francenildo, com identificação dos infratores , mas sem condenação do mandante.

O “Brasil Democrático” está sangrando, a hemorragia assume proporções que colocam em risco a vida do paciente e o que pode impedir que o mesmo entre em coma irreversível é a vitória da oposição, pois levaria ao estancamento da sangria, proporcionando que o doente volte a respirar os ares democráticos que tanto necessitamos.

Chegamos a uma encruzilhada, só temos dois caminhos a seguir, um nos levará inexoravelmente a uma ditadura de esquerda ou provocará reação de setores conservadores, com risco de golpe, retroagindo o país a 1964 revivendo a Ditadura Militar, ambas indesejáveis. O outro caminho levará ao aperfeiçoamento democrático, com salutar alternância de poder, liberdade de imprensa e respeito Constitucional à independência entre os três Poderes da República. Qual caminho seguir? O momento é agora, que cada um assuma as suas responsabilidades

2 comentários:

  1. INFELIZMENTE A MUITO TEMPO ESTAMOS VIVENDO NO BRASIL, A POLÍTICA DO "FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO"
    EM NOME DA "DEMOCRACIA' O MESMO PODER JUDICIÁRIO QUE PUNE COM RIGOR EXCESSIVO AOS MAIS FRACOS E A ESCÓRIA DA SOCIEDADE FECHA OS OLHOS PARA AS FALCATRUAS OFICIAIS.
    MESMO ASSIM, AINDA É A DEMOCRACIA O MELHOR CAMINHO A SER SEGUIDO !!!

    @DRLUIZAUGUSTO_

    ResponderExcluir
  2. SOMOS MILITANTES DO BRASIL DEMOCRÁTICO, JUSTO E QUE RESPEITA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DE CADA UM.
    SOMOS MILITANTES DO BRASIL VARONIL, DO RESPEITO, DA DECÊNCIA E DA ÉTICA.

    ResponderExcluir