sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MOQUECA CAPIXABA, O RESTO É PEIXADA.




A tradição é genuinamente indígena. E conseguiu resistir, sem grandes alterações, à chegada de imigrantes de vários países no Brasil. Símbolo maior da culinária do Espírito Santo, a moqueca capixaba, na verdade, não é só capixaba. É um prato típico do país inteiro, mas com o nosso sabor, é claro.


Hoje em dia, para comer uma boa moqueca à beira da praia é preciso, antes de tudo, ter bastante dinheiro no bolso. Mas nem sempre foi assim. Até o século XIX só comiam moqueca os habitantes de vilarejos ribeirinhos e pessoas que consumiam o pescado por não ter dinheiro para comprar carne vermelha, como explica o presidente da Comissão Espíritossantense de Folclore, Eliomar Carlos Mazoco.



"Hoje o peixe é caro, mas antes o caro era comprar carne. O povo comia era o pescado mesmo. Esse prato começou como receita popular e depois foi se espalhando para as outras classes. E isso ajudou muito para o Espírito Santo ser conhecido como o Estado da melhor moqueca".

A origem da palavra moqueca, segundo Câmara Cascudo, pode estar na expressão pokeka, do tupi, que significa "assado de peixes". Ou mesmo no termo "moquém", que é a grelha de madeira sobre o fogo onde os índios assavam o peixe.

Mas, mesmo com a origem indígena, a moqueca recebeu um toque especial em cada parte do país. Na Bahia, por exemplo, o azeite de dendê - que vem da tradição africana - está presente na moqueca. Aqui no Espírito Santo é o azeite doce de oliva, de tradição portuguesa, que faz a diferença. Assim como em outras regiões o elemento a mais é o pimentão.

O elemento novo que mais alterou a moqueca ao longo do tempo foi a presença do alho, que é uma base de tempero alimentar comum no Espírito Santo. "Fora isso, qualquer elemento novo já não é moqueca capixaba, é peixada inventada. Historicamente os ingredientes são os mesmos: peixe, tomate, cebola, o colorau, o coentro e o azeite de oliva".

Eliomar Mazoco: "Vir ao Estado e não comer a moqueca, é como ir a Roma e não ver o Papa".É capixaba e ninguém tasca

Sendo um prato do país inteiro e com o Espírito Santo se apropriando dessa delícia da culinária, a responsabilidade é grande para continuar tendo a melhor moqueca de todo o Brasil. Mas, ao contrário de vários aspectos culturais que perdem força ao longo do tempo, a moqueca fica mais famosa a cada dia, afirma Eliomar Carlos Mazoco.

"Tem crescido a procura. Porque é um prato muito simples e não tem grandes segredos culinários. Você faz a moqueca e em torno da mesa reúne a família. É produto chique, de uma panela só. Comer uma moqueca é momento de festa, algo especial. Cresce a cada dia", avalia.

Então, para quem é do Espírito Santo e principalmente para quem está em terras capixabas a passeio, não é preciso nem dizer que uma moqueca no fim de semana é essencial é fundamental. A confirmação é de quem entende bem de cultura.

"Vir ao Espírito Santo e não comer a moqueca, é como ir a Roma e não ver o Papa. Ela vem à frente de vários produtos excelentes que nós temos. E se você provou a moqueca capixaba, deve provar também o vinho de jabuticaba, a polenta dos italianos, a nossa farinha que já foi consumida pelo Imperador. São muitos produtos excepcionais.

No video abaixo vc aprende fazer a moqueca capixaba. Bom apetite.




Fonte: A Gazeta - Guia cultural capixaba  

2 comentários:

  1. Opa!!!! Até que enfim cumpriu a promessa...rssss Há tempos disse que me daria a receita.... Tô aguada aqui... Delícia..... Huuuuuuummmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir