quinta-feira, 21 de abril de 2011

TEMPOS DIFICEIS. (By Marco Sobreira)

Bullying é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir outros. Bullying pode assumir várias formas e pode incluir diferentes

comportamentos, tais como:

Violência e ataques físicos

Gozações verbais, apelidos e insultos

Ameaças e intimidações

Extorsão ou roubo de dinheiro e pertences

Exclusão do grupo de colegas

O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Originalmente usado para definir uma situação que envolve estudantes, podemos considerar que o conceito pode ser ampliado para designar qualquer tipo que envolva intolerância ao diferente? Tecnicamente e guardado as devidas proporções todo o tipo de descriminação poderia ser explicado como bullying? Desde que o homem passou a viver em grupos sempre houve os diferentes e aí podemos incluir aleijados, anões, altos, baixos, gordos, feios, diria mais, etnia, religião, nível social, ideologia política, enfim tudo o que não está de acordo com o grupo dominante e sofreu descriminação em decorrência dessa condição pode ser definido como bullying?

No Brasil é folclórico as piadas com a inteligência dos portugueses, tamanho dos órgãos genitais dos japoneses e com os homossexuais, quem de nós não teve um colega diferente e que freqüentemente era alvo de brincadeiras e gozações? E nem por isso essas pessoas saíam por aí matando inocentes ou agredindo a sociedade, naturalmente em sua imensa maioria tudo se resolvia a partir do momento que o mesmo deixava de se importar e o tempo se encarregava de incluí-lo no convívio da turma e tudo acabava em pizza.

Estamos então vivendo uma época em que o pseudo moralismo ou o chatíssimo politicamente correto acaba por supervalorizar tais situações e a velocidade da informação difundi-las a tal ponto que ações extremistas estejam sendo usadas para justificar vinganças, assassinatos de crianças e idosos e atos de puro terrorismo ideológico, religioso ou psicótico. Coitadinho, ele fez isso porque sofreu bullying, matou a professora porque foi humilhado na frente de toda a turma, assassinou as irmãs porque deve ter sofrido abuso sexual na infância, explodiu o prédio e matou centenas de inocentes porque vivia isolado da sociedade, exagero? Leiam os jornais, revirem a internet e vão encontrar sempre quem ache motivos onde apenas a falta de educação, a degradação familiar, a impunidade, os exemplos de corrupção e o afastamento de Deus justifica o absoluto desrespeito pela vida e pelas leis.

Difícil entender o tempo em que vivemos, se você não quer que seu filho seja gay, pode ser processado por homofobia, se é contra as cotas raciais nas universidades, pode ser processado por racismo, se der uma palmada para educar o filho pode perder o pátrio poder, se punir um funcionário ou servidor sob seu comando por qualquer motivo que seja está cometendo bullying, se cortar uma árvore que ameaça cair vai ser processado por danos ao meio ambiente, o assassino recebe bolsa reclusão para que sua família não passe necessidade, mas os dependentes da vítima são solenemente ignorados, enquanto isso o Governo nos assalta com seus impostos, privilegia companheiros, favorece a corrupção, não oferece educação de qualidade, saúde, segurança, moradia, estradas seguras e se você reclamar é taxado de golpista, radical, inconseqüente, etc, etc, etc...

Um certo ex-presidente gostar de beber é perfeitamente aceitável, violar a Constituição é perdoável, favorecer aos seus com privilégios inacessíveis à população, perfeitamente justificável, proteger companheiros bandidos, natural para garantir a governabilidade, agora um Senador de oposição ser parado em blitz com a CNH vencida, supostamente ter ingerido bebida alcoólica já que se negou a fazer o teste do bafômetro, cometeu crime imperdoável, foi massacrado pela mídia, apesar de não estar em carro oficial, não ter tentando dar carteirada, reconhecer educadamente o trabalho dos policiais, não ter oferecido riscos a terceiros e ter usado o direito Constitucional de não produzir provas contra si, fato corriqueiro usado por milhares de brasileiros em igual situação. Li coisas do tipo, “como pode alguém que dirige com a carteira vencida, toma umas e outras querer governar o Brasil?”

Sinceramente, quanta hipocrisia, acho que quero voltar para o buraco.





3 comentários:

  1. NOS PRIMÓRDIOS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE A JOGOTA ERA INADIMISSÍVEL. PAIS NÃO PERMITIAM QUE UM FILHO DESRESPEITASSE ADULTOS, PROFESSORES, AMIGOS E IRMÃOS.
    COM O PASSAR DOS TEMPOS SIMPLES PALAVRAS COMO BÔBO,IDIOTA, DEBIL, RIDÍCULO, NERD PASSARAM A SE TORNAR NORMALIDADE ENTRE PAIS E FILHOS, AMIGOS E DESAFETOS, CONVERSAS NAS RODINHAS DE BAR, COMENTÁRIOS AO PÉ DO OUVIDO.
    HOJE O QUE SE VÊ SÃO AGRESSÕES GRATUITAS ÀQUELES QUE NÃO FAZEM PARTE DO PADRÃO ESTIPULADO PELA SOCIEDADE HIPÓCRITA.
    O QUE FALTA?????
    EDUCAÇÃO E RESPEITO QUE COMEÇA NO SEIO FAMILIAR, SE ESTENDENDO NAS ESCOLAS E NAS ATITUDES DE GOVERNO!!!!

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  2. Temos muitas outras hipocrisias......

    ResponderExcluir
  3. Quero compartilhar esse texto no meu face!! Muito inteligente a comparação com todo o tipo de opressão!
    Parabens
    Bj
    Dea

    ResponderExcluir