sábado, 30 de abril de 2011

PASSANDO A MÃO NA CABEÇA.

O retorno do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares ao quadro de filiados do partido é “uma desmoralização para o sistema político brasileiro”, na visão do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE). Cinco anos e seis meses após ter sido banido por suspeita de envolvimento no mensalão, Delúbio volta nesta quinta-feira (28) ao convívio dos antigos companheiros, segundo revelou reportagem do jornal “O Globo”. Os 84 membros do Diretório Nacional do PT estão prontos para aprovar o pedido de refiliação.


“Os petistas são muitos solidários com os ‘cuecões’. Infelizmente isso vem se generalizando no país a ponto de parte da população achar que é normal. Com certeza muitos estão aplaudindo o retorno desse grande corrupto à vida pública”, lamentou o vice-líder da bancada. O tucano usou o termo “cuecões” em alusão ao flagrante de dinheiro escondido em roupas íntimas na época do mensalão.

O parlamentar considerou um absurdo o discurso petista de que a volta de Delúbio é uma premiação por ele ter se comportado discretamente desde o início do escândalo. “Isso é fazer chacota com o povo brasileiro”, afirmou Gomes de Matos. O ex-tesoureiro do PT deixou o partido em 2005 e aguarda julgamento do caso do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF).

A Lei da Ficha Limpa pode barrar a candidatura de Delúbio em 2012, caso ele leve adiante a intenção de concorrer a vereador em Goiás. Sancionada em junho de 2010, a lei impede que políticos condenados por colegiados disputem eleições, mesmo que eles estejam recorrendo contra a decisão.

Para o deputado Gomes de Matos, o STF é o mais desmoralizado, pois é inadmissível que o Judiciário prorrogue o julgamento propositadamente. “Se fosse um pobre que estivesse roubando para sobreviver, com certeza já estaria preso. Mas como se trata do companheiro do Lula, o Judiciário fica adiando a ponto do ex-presidente dizer irresponsavelmente que esse processo só deve ser julgado em 2050. Isso é um desserviço à nação brasileira”, reprovou.

O tucano acredita que é possível o ex-tesoureiro recorrer e ser autorizado a disputar as eleições municipais do ano que vem, o que Gomes de Matos considera lamentável. De acordo com o deputado, a volta de Delúbio mostra o poder que ele ainda tem dentro do PT. O tucano defende que algo seja feito para impedir que pessoas como o petista fiquem no comando do país. “Temos que alertar a população”, resumiu.

Para o deputado Romero Rodrigues (PB), o retorno do ex-tesoureiro ao quadro de filiados do partido é um exemplo claro de que o PT deixou de ser ético. “Há muito tempo vemos isso. No PT, a ética é retórica”, ressaltou. O parlamentar também considerou um absurdo o discurso dentro do partido de que a volta do ex-tesoureiro é uma premiação pelo bom comportamento.

Petista é réu por escândalo

→ Delúbio foi expulso do partido em 2005 pelo envolvimento no escândalo do mensalão e foi condenado em maio do ano passado por improbidade administrativa por um colegiado do Tribunal de Justiça de Goiás.

→ No início deste mês, a revista “Época” divulgou relatório elaborado pela Polícia Federal com conclusões sobre o mensalão. O documento reafirma a existência do esquema de corrupção e aponta que saiu dos cofres públicos o dinheiro utilizado para o pagamento de mensalidade a parlamentares da base de sustentação ao governo Lula.

→ Delúbio é um dos 38 réus do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, que deverá julgar em 2012.

Fonte: http://bit.ly/k5DcM5

Nenhum comentário:

Postar um comentário