domingo, 17 de abril de 2011

O DRAMA DA PERÍCIA MÉDICA.

O trabalhador que paga uma contribuição todos os meses para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) imagina que terá uma aposentadoria tranquila e, a qualquer problema de doença, será assistido pelo governo no período em que não puder trabalhar. Mas é na hora em que ele mais sofre, por dores nas costas ou por não conseguir se locomover ou enxergar direito, que enfrenta um verdadeiro calvário chamado perícia médica.


O drama das perícias não é novo, mas o problema é que pouco se faz para resolvê-lo. Isso cria uma verdadeira bola de neve na vida das pessoas e também nos processos da Justiça. São poucos peritos para atender e os que atendem fazem muitas perícias e acabam prestando um serviço ruim. Muitas vezes, após uma negativa do perito, é preciso esperar meses e até anos por uma nova avaliação. A situação no Estado é tão crítica que há até um condenado da Justiça Federal - o dono do colégio Nacional, como mostra matéria na página ao lado - realizando perícias.

Sem benefícios

Há casos em que a angústia do trabalhador começa logo no primeiro atendimento no INSS. Vagas para a perícia só em 60 ou até 90 dias. Não há especialista suficiente para atender a todos num curto prazo. Os médicos estão sobrecarregados e o estresse também pode motivar uma negativa ao trabalhador.

Indignado, o cidadão remarca novas perícias. Mais uma vez, o afastamento é negado, e pior, ele fica sem salário. Isso o leva à Justiça, onde a figura do perito volta a assombrá-lo. O motivo é o mesmo do INSS: a quantidade de avaliadores não é adequada para a enxurrada de ações.

Para se ter uma noção da gravidade do problema, em média 2,5 mil ações referentes ao INSS estão em cada Juizado Federal, no Estado. Mais de 60% questionando o laudo previdenciário.

Os segurados, no Judiciário, reclamam de descaso dos peritos. "O INSS tem medo de fraude e, por isso, coloca tanto rigor na hora de conceder o benefício. A pessoa que se sente prejudicada recorre ao Juizado, que hoje acaba funcionando como um departamento da Previdência. Apenas os casos complexos deveriam chegar até nós. Agora, estudamos um projeto de conciliação. Antes de a situação virar um processo, vamos tentar resolver a demanda com o INSS", explica a juíza Cristiane Conde Chmatalik, do 2º Juizado Cível Federal. Hoje, ela conta com uma funcionária só para agendar as perícias judiciais.

A Justiça nega mais de 60% dos pedidos, mas não é só questão de fraude. A demora é tanta que, muitas vezes, quando o trabalhador é analisado, ele já se recuperou. O problema é ter ficado tanto tempo sem salário.

O advogado do Sindicato Nacional dos Aposentados, Diogo Boechat, explica que a situação das perícias no INSS se agravou quando o órgão passou a cobrar do segurado a prova de sua incapacidade. "Parece que os peritos têm um meta de benefícios negados. O fato de a pessoa ganhar na Justiça o direito ao auxílio-doença depois de algum tempo demonstra que a Previdência comete muitos erros".

Fim da espera: laudo vai garantir auxílio

Com a situação alarmante da perícia médica, o INSS admite mudar a forma de concessão do auxílio-doença. Enquanto isso não ocorre, em alguns Estados, cabem à procuradoria Federal e à Justiça encontrar soluções.

Aqui no Espírito Santo, o Ministério Público Federal entrou na briga pelo cidadão que espera pelo atendimento, abrindo uma ação civil pública contra o INSS. No início do ano, a Justiça decidiu que a Previdência vai ser obrigada a pagar o benefício para a pessoa que esperar mais de 30 dias pela perícia e ganhar ou prorrogar o auxílio-doença.

Devido ao caos da perícia em todo o país, o INSS estuda conceder o auxílio-doença, sem perícia. "A ideia é começar concedendo benefícios mediante a apresentação de atestado médico de 30 dias. Depois, vamos ampliar para 60 e 90 dias, até chegar a 120 dias", explica o presidente do INSS, Mauro Hauschild

A mudança preocupa os peritos. "Ela tem pontos positivos. Vai desafogar a perícia. Mas, hoje, o setor funciona para evitando fraudes. É um risco que o governo vai assumir. Será preciso um sistema de concessão seguro, mostrando os segurados que terão direito a isso", explica o supervisor médico pericial do INSS no Estado, Pedro Paulo Herkenhoff.

Sobra dor e falta dinheiro

Clementino Toresani Ferreira, motorista carreteiro. Laudeci do Nascimento, trabalhador portuário. Apesar de exercerem profissões diferentes, eles enfrentam o mesmo dilema: tiveram a prorrogação do auxílio-doença negado pelo INSS. Segundo o advogado previdenciário e trabalhista Geraldo Benício, os trabalhadores estão doentes e não são aceitos de volta pela empresa.

"Não dá para entender o critério da Previdência. O perito diz que o segurado está pronto para retornar só que o médico da empresa manda o trabalhador de volta ao INSS. A situação fica insustentável para muitos trabalhadores que dependem do benefício para sobreviver".

Clementino, que estava afastado por auxílio-doença, foi reprovado na última perícia que fez, em dezembro. Em fevereiro, ele voltou ao INSS, levando laudos de quatro médicos e resultados de exames que apontam lesão grave na coluna. Novamente o benefício foi negado.

"Eu tenho um problema degenerativo que se agravou com um acidente de trabalho, em 2007. Segundo os médicos, não posso mais dirigir. A única saída para mim seria a aposentadoria, mas o INSS nega o benefício e afirma que estou apto a retornar ao trabalho. Eu posso até voltar para a empresa para atuar em qualquer cargo, pois tenho um ano de estabilidade. Mas depois disso meu patrão vai me demitir. Serei um velho, de 55 anos, doente e desempregado", desabafa.

Laudeci também é vítima de um acidente de trabalho. Como Clementino, ele também está com um problema grave na coluna. Seu afastamento do mercado existe há seis anos. No mês passado, na hora da renovação do auxílio-doença, o INSS negou o benefício. Mesmo com pouco estudo, o trabalhador foi enviado para o programa de reabilitação.

"Eles não quiseram me aposentar. Eu não consigo ficar nem sentado nem muito tempo em pé. A empresa não me aceita de volta. Fiz um curso que o INSS mandou para porteiro. No dia da prova, passei mal e não pude comparecer. Assim mesmo recebi uma carta, dizendo que fui aprovado no curso e que agora preciso voltar a trabalhar. Mas eu não tenho condições. A empresa não me aceita de volta e eu tenho sete filhos para criar", reclama.

INSS nega que houve descaso

O outro lado

Para o setor de perícia do INSS, o caso de Clementino foi analisado com toda cautela. O órgão confirma que o trabalhador está doente, mas não incapacitado. E que em 2007, o segurado renovou a carteira de motorista categoria E, por isso foi considerado apto. Mas, para evitar dúvidas, o trabalhador poderá agendar uma nova perícia. A chefia do setor se compromete a colocar o caso de Clementino nas mãos de um ortopedista. Já Laudeci, segundo a Previdência, passou por um processo de reabilitação profissional. Ele foi encaminhado para um curso de porteiro e também para o programa de alfabetização. Agora, ele realmente terá que voltar ao trabalho. O INSS explica ainda que a empresa é obrigado a recolocá-lo. No entanto, se Laudeci continuar doente, ele poderá entrar com pedido de aposentadoria por invalidez.

Minientrevista

"INSS precisa de mais 23 peritos"

Julius Ramalho, Chefe do Serviço de Saúde do Trabalhador da Previdência Social, em Vitória

Por que as pessoas esperam dois meses por uma perícia no INSS?

O perito do INSS tem muitas funções. Hoje, 65 peritos se dividem no atendimento ao público, verificando a incapacitado de trabalho; na análise de processos judiciais; na revisão de aposentadorias por invalidez; na realização de perícias domiciliares e hospitalares. A demanda é superior a nossa capacidade. Por isso, em alguns postos do INSS, existe espera de até dois meses para a perícia. Quando a pessoa ficou aguardando esse tempo, mesmo que a perícia seja negativa para o trabalhador, o INSS paga o benefício referente aos meses de espera. Isso porque algumas conseguiram melhorar até a perícia. Para não prejudicar esse trabalhador, preferimos pagar.

Quantos peritos atendem ao público?

Apenas 48 peritos, em média, ficam disponíveis para atender aos segurados. Eles fazem em média 14 perícias por dia. Hoje, realizamos 700 perícias por dia. São 15 mil vagas por mês. No entanto, devido a grande procura por benefício, temos um déficit de 23 peritos.

Como o perito verifica se uma pessoa tem direito ao auxílio-doença. Por que Muita gente doente tem o benefício negado?

Apesar de ser chamado assim, o auxílio-doença é um benefício por incapacidade não por doença. Nem sempre que uma pessoa está doente significa que ela está incapacitada. Cabe ao trabalhador provar a falta de condições de trabalhar, apresentado exames, laudos, receitas de medicação. Mesmo assim, o perito vai verificar se a pessoa tem direito ou não. Quando o benefício é indeferido, a pessoa pode fazer uma nova perícia com outro médico. Algumas pessoas também tem o benefício negado porque não tem as contribuições necessárias para o afastamento. Pedidos de prorrogação também são indeferidos no caso de pessoas que não procuraram tratamento médico. Quem depende do SUS deve apresentar os protocolos de atendimento, provando que está a espera de uma vaga para fazer um exame ou consulta médica.


Fonte: A Gazeta - Mikaella Campos



7 comentários:

  1. Não era uma notícia assim que gostaria de terminar um domingo mas.... Conheço muitos casos de pessoas que não conseguem trabalhar por um motivos graves e mesmo tendo recolhido o tal do "benefício" por muitos anos, não conseguem ficar de licença tempo suficiente pra continuar tratamento ou até começar... E os que não conseguem aposentadoria? Nojo deste país, isto sim... nos roubam e ainda ficamos com as dívidas....

    ResponderExcluir
  2. Minha filha é portadora de Transtorno Borderline com tendência a bipolaridade. Os sintomas são: tentativas frequentes de auto-extermínio, instabilidade de humor. Os sintomas eclodiram após o parto da filha que hoje tem nove anos.

    Entre períodos de estabilidade do quadro, sempre trabalhou, com pequenos intervalos de afastamento nos quadros intensos de instabilidade.
    Com o passar do tempo, os quadros críticos foram se intensificando - com ocorrências frequentes de auto-extermínio - sendo necessárias as internações psiquiátricas com o aumento gradativo de diferentes drogas estabilizadoras de humor, anti-depressivas e anti-psicóticas. Eu e m inha esposa nos tornamos reféns da patologia de minha filha; além de assumir a responsabilidade pela criação da neta, as frequentes crises de instabilidade, características do transtorno mental, exigem um monitoramento constante dos sinais indicativos de uma próxima crise, prevenindo tentativas de suicídio e/ou atitudes de impulsividade, gerando desconforto e causando impacto na educação da minha neta. Após uma ocorrência de tentativa de auto-extermínio, ficou por vários dias em hospital psiquiátrico até uma resposta satisfatória a drogas específicas. Estando em gozo de auxílio-doença pelo INSS, foi submetida a uma nova perícia para prorrogação do benefício. Compareceu a perícia munida de laudo-médico, relatório médico (justificando e sugerindo a continuação do afastamento do trabalho), receitas, comprovação de internação. O perito simplesmente desconsiderou todos os documentos, com a alegação de que ela já estava em gozo do benefício por um longo período e a considerou apta para retorno ao trabalho. A decisão incoerente do profissional, para não falar em incosequente, vem resultando em prejuizos financeiros para a família, interrupção do tratamento, crises recorrentes e internação. É absolutamente absurda e temerária, uma avaliação superficial de um profissional num caso psiquiátrico. Aparentemente e estando medicada, o segurando não manifesta a patologia de que é portador. A não ser que somente seja levado em conta se o segurado se apresentar para a perícia, babando, com os olhos esbugalhados e/ou agressivo.Se o uso das drogas prescritas, inviabilizam a rotina de uma vida ativa normal em casa, como ela vai exercer uma atividade ocupacional? O próprio profissional do departamento médido da Empresa, considerou verbalmente que ela não tem como retornar ao trabalho, mas estranhamente, a considerou apta, em documento oficial, facultando a empregadora a dispensá-la. Em consequencia, minha filha não tem mais a cobertura do plano de saúde empresarial.
    Estamos tentando reverter todas as consequências geradas por uma decisão questionável da perícia médica do INSS. Inclusive, a perícia médica agendada pelo próprio INSS aconteceu em 13/10/2011, conforme documento recebido do INSS, com informação do benfício a ser pago até o dia 13/10. Porém, conforme extratos o benfício foi pagp somente até o dia 07/10. O INSS está precisando urgentemente de profissionais peritos e administrativos. Estamos recebendo apoio do sindicato da categoria que reconhece diversas incoerências no processo de demissão da minha filha, porém nos alerta, que a Empresa está legalmente amparada, por documentos médicos e um laudo de interrupção do auxílio-doença expedido pelo INSS para efetivar a dispensa. Teremos que providenciar documentos para reverter a injustiça e danos produzidos por peritos despreparados que tem poder sobre qualquer relatório médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito sou border e até agora o.sistema me deixou a beira da marginalidade.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. tbem sou border, tbem passei por afastamentos medicos que os peritos do inss nao reconhecem. só reconheceram quando foi pós tentativa de suicidio. tbem fui demitida de dois empregos dps de retornar de afastamento em ambos. tbem estaria a beira da marginalidade, nao fosse minha familia

      Excluir
  3. sim sr goveno esta aconteceno na cidade de goioere paranapor ter colocado uma medica pediatrica dr maria fatima fiueredo andradeque trata as pesoas os paciente oiqual animal
    e troca a profisao da pessoa para uma mlhor so para nao deixa a gente recebeno o auxilio de doença
    eu laudeci dos santos zeladorada trabalhei 19anos no pronto socorro de goioere paana se ne ma proteçao por nao davar proteçao para trabalhar , tima dia qu nao tinha luvas nao tinha botas nao tinha maquina para trabalhar
    lavei roupa 1ano na maos de sanque fes e tudo mai hoje estou com muita dor no braço
    esata medica
    maria fatima me reprovou e ainda mudo meu cargo como eu estivesse com prequiça de p taalhar, me levau a periça edai vem
    outro mrdicopara faz a periça , mas esta dr fatima tinha colocado
    que sou asimibnistrativo
    eu nao sou isso mimha carteira e registrado com serviços gerais estou tendao o estourado no braço e presizo que me atende nao posso trabalha muita dor entao me socorro
    esta dr esta mentino nunca trabalhei de minitraçao quero denizaçao por mentira da dr maria de fatima fiquereido andrade de goioere eu se encontro doente nao posso trealha
    quero denizaçao ate dpo hospital
    e que dr fatima dr do nss tb
    meu indereço e rua rio negro 122 bairro santa cep87.360-000
    tefone 35225824 ou 98334340ou99087954
    nome laudeci dos santos me ajua por favor

    ResponderExcluir
  4. Sou borderline e até hoje a justiça me negou auxílio.luto há muitos anos por este direito gostaria de um bom advogado
    ue analisasse minha situacao não tenho nenhum ganho devido a não adesão social e tenho um bebê de 3 meses.

    ResponderExcluir