Marcela Rocha
Direto de Salvador
Ainda que limitado por conta da Lei Eleitoral que proíbe de pedir votos até dia 5 de julho, o PSDB lança nesta madrugada o site da candidatura de José Serra à presidência da República e transmite ao vivo a oficialização da chapa neste sábado (12). Segundo o responsável pelo conteúdo online da agremiação, Sérgio Caruso, é preciso ter um site para marcar a mudança entre a pré-candidatura e a candidatura.
O site www.joseserra.com.br funcionará, entre outras coisas, como uma agência de notícias sobre o candidato tucano à presidência. O conteúdo será elaborado pela equipe de imprensa chefiada pelo jornalista Márcio Aith e usará os "mobilizas" - domínios no Twitter, blogs ou facebook - para criar uma rede de informação e contatos na internet. "Não necessariamente são twitters, ou blogs, ou site que criamos, mas mantemos diálogo frequente", afirma Caruso.
O programa do partido será construído sob o mesmo conceito de colaboração. "Num primeiro momento, como são discussões mais densas, a colaboração será muito mais técnica e feita por pessoas de setores mais específicos", diz Caruso. "Num segundo momento, quando o programa estiver mais definido, a finalidade do site também será torná-lo mais palatável para um número maior de leitores colaborarem".
"O tom da campanha na internet tem sido dado pelo Twitter do pré-candidato", afirma Caruso. Ele explica que Serra mantém a ferramenta há mais de um ano. "Não é artificial", salienta. "O importante é que consigamos manter conversas com o público de forma adequada, abrindo novos sites e propriedades acreditando que podemos ter uma conversa melhor dentro daquele ambiente virtual".
O partido também pretende lançar mais alguns domínios na internet, a partir do dia 6 de julho. "Combata o boato" será uma entre as próximas investidas tucanas na web.
A partir deste sábado, Serra deixará de ser pré-candidato e passará a ser candidato da coligação PSDB-DEM-PPS na disputa ao Planalto. No evento, que custou cerca de R$ 500 mil aos cofres do partido, quase cinco mil pessoas assistirão a homologação da chapa presidencial. Previsto para começas às 9 horas, a convenção deve se estender até às 15 horas no Clube Espanhol em Ondina, Salvador, Bahia.
Com direito a sanfoneiro de Pernambuco e repentista do Ceará, a convenção será embalada a acarajé e capoeira. Ao fundo de palco onde ficarão cerca de 200 lideranças políticas sentados durante o evento será colocado um banner e um telão onde será exibido um vídeo sobre o pré-candidato coordenado pelo marqueteiro, Luiz Gonzalez. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também enviou um vídeo com cerca de três minutos, pois não poderá estar presente devido a compromissos no exterior.
O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves também discursará, assim como o presidente da legenda, senador Sérgio Guerra. Serra chega ao Estado nesta madrugada e deve entrar em cena depois do meio-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário