domingo, 13 de junho de 2010

DILMA CRESCE MAS SERRA LIDERA NO ESP.SANTO.

A diferença entre o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) e a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT) caiu de 19,9 para 9,8 pontos percentuais na intenção de votos no Espírito Santo.




Embora mantenha a liderança, Serra teve ligeira queda no seu índice. Segundo a pesquisa do Instituto Futura, o tucano tem agora 41% de apoio no Estado. Em maio, o índice foi de 44,8%. Já a ex-ministra passou de 24,9% para 31,2%, crescimento de 6,3 pontos percentuais. A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV) caiu dois pontos, de 10% para 8%.



Segundo o levantamento, na comparação por escolaridade, José Serra conseguiu maior apoio entre os moradores com ensino superior (45%). Já entre os que têm ensino médio ficaram divididos entre Dilma (35,6%) e Serra (37,5%). Marina Silva registrou seu melhor desempenho entre os capixabas que têm ensino superior, com 15,5% das respostas.



No cenário de intenções espontâneas para as eleições presidenciais, quando o entrevistado cita nomes sem a apresentação de uma lista, Serra continua na liderança. Ele ficou com 21,2%, contra 21,9% registrado em maio. Dilma cresceu 2,5 pontos, passando de 18% para 20,5%. Marina Silva foi a que registrou maior crescimento na espontânea, de 0,8% para 5,4%. O grau de conhecimento da candidatura de José Serra e Dilma Rousseff subiu no Estado, chegando ao mesmo índice (50,4%) para os dois.



Tucano venceria petista no segundo turno

No cenário de segundo turno, Serra também tem a liderança no Espírito Santo no confronto direto contra Dilma ou Marina. Se disputasse contra a petista, o tucano ficaria com 48,5% das intenções de voto, contra 37,1% de Dilma. O índice de indecisos nesse caso é de 9,1% e a diferença entre os dois candidatos é de 11,4 pontos.



Hartung e Lula com mais de 70% de aprovação

A aprovação do trabalho do governador Paulo Hartung (PMDB) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou os 70% na avaliação feita pelos capixabas.

Hartung atingiu 74,9% de avaliação positiva, quando somadas as respostas de bom e ótimo. Na última pesquisa, em maio, o peemedebista alcançou 76,3%. Já o presidente Lula chegou à aprovação de 73,5%. Na consulta anterior, o índice do presidente foi de 73,4%.

O governador e o presidente tiveram praticamente o mesmo índice de regular, sendo 18,9% e 18,8%, respectivamente. A atuação do respectivo governo também foi avaliada. Segundo a pesquisa, 69,2% dos entrevistados aprovaram o governo do Estado. A satisfação com a administração federal foi de 62,2%. A reprovação do governo estadual (soma de ruim e péssimo) representou 5,2%, enquanto a do Executivo federal registrou 7,6%.
 
A Gazeta;

Nenhum comentário:

Postar um comentário