terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UMA NOVA MENTALIDADE (by Marco Sobreira)

Fato consumado, o que resta é socorrer os desabrigados, correr contra o tempo para tentar salvar vidas, ser solidário, acolher, tentar salvar o que for possível. Essa é a rotina e a bem da verdade, nosso povo é generoso, voluntários e doações brotam de todos os cantos do País. Os governantes se apressam em arranjar soluções, “estado de urgência”, “calamidade pública”, “aluguel social”, “construção de moradias”,”hospital de campanha”, todas soluções mágicas e paliativas, tudo porque foram incapazes de fazer as medidas de prevenção ou porque deliberadamente foram omissos, empurrando o lixo pra debaixo do tapete e pedindo aos céus que a tragédia aconteça em outro lugar.


Dentre todas essas providências, uma me chama a atenção em especial, no passado o Presidente Lula e agora a Dilma Rousseff autorização, como grande solução a liberação do FGTS. O ex-Presidente , ao seu estilo populista, liberou geral e a nossa Presidente, mais comedida, limitou os saques à R$ 5,400,00. O FGTS é um direito do trabalhador, é um socorro para dias difíceis, àquele dinheiro que ajuda na compra de um imóvel ou uma poupança para complemento da aposentadoria irrisória da Previdência social. È sempre um recurso muito bem vindo, só que ao se utilizar dele, o trabalhador está abrindo mão dessa poupança , ou seja, o Governo posa de bonzinho com o recurso alheio.

Esperamos que a dura lição que nos impôs a natureza, ao custo de mais de mil mortes , milhares de desabrigados e bilhões de recursos públicos, que farão muita falta em outras áreas, sirva para que se implante no País uma nova mentalidade, a prevenção e a responsabilização criminal daqueles que permitirem construções em áreas de risco. Não dá mais para tolerar essa política de assistencialismo barato, tirando proveito do infortúnio daqueles a quem o Estado negou o direito a uma vida mais digna e uma moradia, pelo menos mais segura.

De alguma maneira todos nós fomos atingidos pela tragédia da região serrana do Rio de Janeiro, o Brasil jamais será o mesmo depois desse janeiro de 2011, não dá mais para convivermos com tanto descaso, tanta irresponsabilidade, uma nova mentalidade política surgirá dos escombros e do sofrimento do povo fluminense.

6 comentários:

  1. Mercia Maria Almeida Neves25 de janeiro de 2011 às 16:10

    Oh, meu amigo querido, o que é mais adimiro em sua pessoa que além de médico ou seja conhecedor profundo,das dores humanas carnais, é um profundo idealizador,humano, sempre ligado às causa mais nobres.
    Porém não creio que com toda a tregédia que houve há, não servirá de nenhuma lição, eles vivem disso..cada "benificio prestado" é um voto doado..eles se sevem disso e como dira um amigo "políticos dessa estirpe adoram uma tragédia',se valem delas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Mercia, esse tipo de político não muda, "eles se servem disso e adoram uma tragédia".
    Mas eu tenho esperança de que o povo mude, que se canse de toda essa podridão e passe a diferenciar o bom político do polítiqueiro. Sei que vai demorar, mas acho que estamos caminhando pra isso.Veja essa ferramenta que o povo tem agora chamada Twitter, só nos resta saber usá-la. Você sabe usar muito bem. Parabéns e continue assim!
    Claudia Labanca

    ResponderExcluir
  3. É ISSO AÍ DR. MARCOS ...
    É PRECISO QUE A SOCIEDADE TOME CONSCIENCIA DE SUAS RESPONSBILIDADES E ENCONTRRE O CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO ATRAVÉS DE UMA NOVA MENTALIDADE E QUE APRENDA A ESCOLHER MELHOR OS SEUS GOVERNANTES.
    ESPERAR QUE A ATUAL CLASSE POLÍTICA BRASILEIRA "DESCUBRA" A SAÍDA PARA OS PROBLEMAS SOCIAIS QUE O PAÍS ENFRENTA É QUERER DEMAIS, VISTO QUE A MAIORIA DELES TEM SÉRIAS DIFICULDADES PARA SUPERAR A INCOMPETENCIA E SE AFASTAR DA CORRUPÇÃO.
    NA RECENTE TRAGÉDIA DA REGIÃO SERRANA NÓSD TEMOS VISTO QUE A COISA NÃO MUDA AQUI NOO BRASIL.
    ENQUANTO O POVO SE SOLIDARIZA COM AS VÍTIMAS DAS CATÁSTROFES QUE TÊM ASSOLADO O NOSSO PAÍS ULTIMAMENTE, OS GOVERNANTES CONTINUAM FAZENDO POLÍTICAGEM E MARKETING PESSOAL ÀS CUSTAS DO SOFRIMENTO E DO DINHEIROO ALHEIO !!!

    @DRLUIZAUGUSTO_

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, será que teremos mesmo esta sorte apesar de toda essa tragédia? Uma nova mentalidade política, que valha a pena voltar a confiar? Sei lá amigo, está difícil até de sonhar com isso, essa gente adora beijar com a boca dos outros e chorar lágrimas de crocodilo.
    Um abraço amigo

    ResponderExcluir
  5. Só posso dizer que ando tão impressionada com tudo que tenho até pesadelos... Qse que diariamente....

    ResponderExcluir
  6. NESTE MOMENTO, COMO SEMPRE, ESTÁ EM NOSSAS MÃOS EXTIRPAR ESTE JEITO POPULISTA DE SER, INCORPORADO DESDE Á EPOCA DO BRASIL COLÔNIA. UNIDOS E COM CORAGEM, CRIAREMOS UMA NOVA MENTALIDADE POLÍTICA E UM NOVO COMPROMISSO COMO CIDADÃO, INTERESSADO NÃO APENAS EM SEU BEM ESTAR E SIM DE TODA A POPULAÇÃO BRASILEIRA.
    #BRASILDECENTE

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir