domingo, 18 de setembro de 2011

SENADORA VIRA-CASACA.

foto: ABr
Kátia Abreu, senadora - Editoria: Política - Foto: ABr
Kátia foi relatora da emenda que extinguiu a CPMF

Faxina
"Dilma não refluiu na faxina. Em toda batalha, há um recuo estratégico. Mas ela vai persistir nisso. Não vai tolerar corrupção. Se fosse no governo Lula, não cairia ninguém"
Kátia Abreu,
Senadora que trocou o DEM pelo PSD
De forma surpreendente, a senadora ruralista Kátia Abreu (sem partido-TO) passou a ser queridinha no Palácio do Planalto nos últimos meses. Depois de uma atuação fortemente oposicionista nos dois mandatos do governo Lula, a senadora agora já é listada como parceira do governo Dilma. A rápida mudança de posição chama atenção de antigos aliados da oposição e dos novos parceiros governistas.

Kátia já anunciou sua filiação ao PSD, o partido ainda em fase de criação. Com dificuldade para se ajustar ao novo discurso sem admitir ser adesista ou vira-casaca, a senadora, que também é presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), afirma que permanece na oposição até o fim do seu mandato, em 2014.

Mas sua argumentação a respeito de vários temas já é de uma integrante da base aliada. Perguntada sobre o movimento de recuo da faxina da presidente Dilma no primeiro escalão do governo, a senadora foi só elogios: "A presidente Dilma não refluiu na faxina. Em toda batalha, há um recuo estratégico. Mas ela vai persistir nisso. Não vai tolerar corrupção. O que tem sido feito é para aplaudir. Se fosse no governo Lula, não cairia ninguém. Esse combate à corrupção vai ser um marco".

O primeiro encontro da senadora com Dilma aconteceu em junho. Em agosto, chamou a atenção do núcleo palaciano o discurso que Kátia fez na exposição agropecuária internacional no Rio Grande do Sul, com elogios não só à Dilma, mas também ao ex-presidente Lula. Algo impensável até recentemente.

Tucano
Ainda no DEM, Kátia quase foi candidata a vice do tucano José Serra na eleição presidencial - que rejeitou a ideia de ter uma ruralista na chapa - e na campanha fez duras críticas à dupla petista.

Nos bastidores, ela tem ajudado a construir no Senado consenso para o Código Florestal. Depois da derrota que o Planalto sofreu na Câmara, agora passou a negociar com Kátia solução para o impasse. E ela tem sido flexível, segundo relatos de assessores da presidente. "Às vezes, é melhor perder o anel do que um dedo", afirma a senadora, ao explicar como tem negociado com o governo o texto do Código Florestal.

De relatora da emenda que extinguiu a CPMF, em dezembro de 2007, até o momento de sintonia com a Dilma, a senadora passou por muitas mudanças. "Não sou vira-casaca. Sei que é complicado entender a minha posição. Mas ao longo do tempo, tudo ficará claro. Não quero cargo. Eu tenho minhas convicções."

Fonte: A Gazeta

Um comentário:

  1. SENADORA VIRA-CASACA. http://bit.ly/pXcd3i
    ""A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)

    "Existe algo mais importante do que a lógica: a imaginação. Se a idéia é boa, a lógica deve ser jogada pela janela." (Alfred Hitchcock)

    "A razão por que os democratas não gostam dos gatos, é fácil adivinhá-la. O gato é belo; revela idéias de luxo, de asseio, de volúpia, etc."
    (Charles Baudelaire)

    "Mais que as idéias, são os interesses que separam as pessoas."
    (Alexis de Tocqueville)

    "Empreguemos apenas a razão para combater opiniões, pois ninguém mata idéias a tiro." (Antoine Rivarol)

    ResponderExcluir