sábado, 17 de setembro de 2011

A SAÚDE NO BECO



Visto de perto, como a reportagem de Século Diário viu, o drama dos pacientes interioranos em busca de atendimento na Grande Vitória é um dos quadros mais dolorosos da crise da saúde no Estado.
O pior é que se trata de situação conhecida. E exposta publicamente. Nos jardins do Hospital das Clínicas, em Vitória, há pacientes espalhados pelo jardim, como em casos de grandes calamidades públicas.
Veículos com placas de várias cidades chegam a todo momento conduzindo pacientes necessitados de atendimento médico – muitas vezes simples consultas.
Faltam centros de especialidades no interior do Estado e sobram perigo nas estradas, tanto para pacientes como para funcionários de prefeituras.
Acidentes graves têm sido registrados, inclusive com vítimas fatais. Mas o transporte de pacientes do interior do Estado em busca de consultas e exames na região metropolitana persiste.
Por que? O que o governo está esperando para tomar as medidas emergenciais necessárias para fazer cessar esse sofrimento de tanta gente?
Há situações que parecem crônicas. É o caso de Pinheiros, no extremo norte capixaba, de onde um ônibus lotado de pacientes sai todos os dias e enfrenta cinco horas de viagem para distribuir pacientes entre instituições da Grande Vitória.
Algo precisa ser feito com urgência. O secretário estadual de Saúde, Tadeu Marino, já indicou o caminho da descentralização como capaz de resolver o problema.
Não adotá-lo é concordar com a postura de Anselmo Tozi, o antecessor de Marino, que defendia o status quo. Ou seja, o atual sistema, responsável pelo dramático quadro atual.
Um plano emergencial precisa ser feito, mobilizando os municípios pólo do Estado para que se integrem ao atendimento. Só assim as unidades da Grande Vitória serão aliviadas das pressões que vêm enfrentando há anos.
Marino quer que se modifique o Plano Diretor de Regionalização (PDR), que vai dividir o Estado em quatro macrorregiões com o objetivo de descentralizar a saúde.
Ou, em palavras mais simples e diretas, tirar a saúde pública do beco em que a meteu o governo anterior.
Não há outra saída.

Fonte: Seculodiário.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário