domingo, 4 de dezembro de 2011

DILMA CRIA A REPÚBLICA DOS "VICE-MINISTROS"

Em pelo menos meia dúzia de ministérios, a relação mais constante da presidente é com os subs dos ministros


foto: Marcelo Camargo/Folhapress
Presidente Dilma Rousseff (PT)
Dilma toma decisões à revelia dos ministros
Impedida de escolher o Ministério de seus sonhos no começo do governo, por pressões dos partidos aliados e do ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff buscou um atalho e criou a "República dos vice-ministros". Com perfil técnico e estilo centralizador, Dilma despacha diretamente com secretários-executivos de várias pastas, tomando decisões à revelia dos ministros.

Em pelo menos meia dúzia de ministérios, a relação mais constante da presidente é com os subs dos ministros. Essa prática tem criado constrangimentos e estimulado disputas de poder nos bastidores, o que, na visão de interlocutores com acesso ao Planalto, prejudica o objetivo de Dilma de tornar o governo mais ágil e eficiente.

Um dos casos mais complicados é o do Ministério da Fazenda, onde Guido Mantega e o secretário-executivo, Nelson Barbosa, entraram em rota de colisão. Incomodado com o acesso direto de Barbosa à presidente, Mantega pediu a Dilma que não despache mais a sós com o seu secretário. E, no dia a dia da Fazenda, tem feito vários movimentos para isolar Barbosa. Na Casa Civil, o secretário-executivo Beto Vasconcelos é mais demandado que a ministra Gleisi Hoffmann.

Fonte: A Gazeta

Um comentário:

  1. Só um País de bananas, p aceitar a situação que o PT está nos impondo.

    ResponderExcluir