sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A LIÇÃO DO TWITTER. (by Marco Sobreira)

O twitter é um rede social democrática, aqui todo mundo pode expor suas idéias, enviar mensagens pessoais, fazer apelos nacionais, propaganda, protestar, enfim relacionar-se com seus seguidores e com o mundo. O que é mais importante para se ter popularidade e ser respeitado nessa ferramenta que a tecnologia nos oferta é a interatividade. Neste contexto, essa semana estive trocando idéia com alguns amigos sobre o ex-governador José Serra, que todos sabem é um adepto do twitter com milhares de seguidores. É público também que foi o nosso candidato e que tanto no twitter como no blog defendi ardentemente a sua candidatura.


Uma amiga me mandou a seguinte mensagem: Marco, alguma vez o @joseserra já te respondeu alguma pergunta? Após responde-la que não, comecei a pensar nesse assunto e automaticamente tracei um paralelo entre a posição do ex-governador e o resultado das eleições. Até mesmo quem não votou nele admite que era o melhor candidato, o mais preparado para comandar o nosso País, seu partido o PSDB tem um programa social semelhante ou até melhor do que o PT, tem uma ideologia democrática muito acima do seu maior adversário, tem uma história de relevantes serviços prestados à nação, a começar pelo Plano Real, prosseguindo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, projeto econômico que até hoje é seguido pelos adversários, o que faltou então?

Faltou aproximação com o povo, faltou o diálogo reclamados por nós seus seguidores do twitter, todos seus eleitores. Faltou ouvir mais, discutir mais, assumir posições, aproximar-se mais dos anseios da população mais carente, especialmente a do Norte/nordeste, e isso não se faz durante a campanha eleitoral, tem que ser feito no dia-a-dia, ao longo de todo o mandato. Governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, vereadores e dirigentes têm que estar interagindo com a população se quiserem sonhar em voltar ao Poder.

Uma oposição responsável mas implacável com os erros e desmandos do Governo é indispensável para manter acesa a chama dos 45% que não votaram na Presidente e os restantes 5% tem que ser conquistados com trabalho, ética, gestão moderna, visão de Estado e respeito aos recursos públicos. Denunciar vigorosamente em todos os meios possíveis os atos de corrupção, o que convenhamos não foi feito nos últimos 8 anos, apesar do período Lula da Silva ter sido um dos mais corruptos da história desse País, como gosta de falar o ex-presidente.

Não tenho muitas esperanças que esse artigo chegue ao ex-governador José Serra, se por acaso chegar, não precisa que me responda , apenas faça uma reflexão e comece a interagir com seus seguidores do twitter e com o povo, temos a convicção que ainda pode ser muito importante para o futuro do nosso Brasil.


@marcosobreira2 @iarapoesia Já fiz minha pergunta ao @joseserra amiga.
@iarapoesia @marcosobreira2 @joseserra e ele respondeu? eu continuo esperando e nada, agora toda vez que ele entrar eu chamo,uma hora ele vai responder
 
@iarapoesia @marcosobreira2 boa noite @joseserra_ ta no tui, to tantando falar com ele, chama ele também
 
@marcosobreira2 @joseserra Boa noite, pelo que li o Sr. parece ter despertado para a necessidade de se fazer uma oposição vigorosa. Podemos contar com isso?
 
@iarapoesia @joseserra_ boa noite, tentei falar com você ontem, acredito que não viste meus recados, podemos conversar?
 
@iarapoesia @joseserra_ são somente algumas dúvidas que gostaria de esclarecer como sua fã e apoiadora de seu partido
 
     

12 comentários:

  1. Muito pertinente o artigo..... Bom seria que todos os políticos lessem, pq como sempre digo no twiiter aos políticos: "Lembrem-se vcs não são, vcs estão" ou... "Tá pensando que é celebridade ou estrela é? Não, não é, és político" ou mesmo "Vc está nosso empregado, portanto, nos respeite, senão o demitiremos"...Adoro..... .

    ResponderExcluir
  2. Mercia Maria Almeida Neves21 de janeiro de 2011 às 07:31

    Veja respeito o Marcos demais, penso que existiu uma gande falha do Jose Serra,para isso também não com lamrúrias, falei com meus conterrâneos A.C.M Neto o qual é sempre muito educado, nos convida a eventos culturais (está disponviel em sua págiana atéseu email pessoal),coquetel o qual particiepi, assim ele sabe chegar junto ao povo, pois trás em si sua carga hereditária o qual honra junto aos baianos.Foi o Deputado Federal mais votado da Bahia e Dentro da Capital,me orgulho muito.
    Temos o Álvaro Dias que diariamente permanece consoco, e possui um blog com linguagem simples para que, penso, possa ser acessivel a todos.
    Creio que´, seria bom o José serra meu candidato ter acesso esta informação,consertar erros passados. Não são lementaçoes é um alerta já que pretende se candidatar,meu voto será dele, mesmo que NUNCA me responda, mas Marcos..Marcos é muito fiel,sabe o que faz, é experiente, trabalha demais, lutou muito, merece respeito e consideração, tal qual o do Serra, eu votaria no Marcos.
    Lula se valeu do POPULISMO, vale lembrar e alertar mesmo.
    Parabéns Marcos.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que deletasse meu comentário!!!Vou refaze-lo.... rssss affffffffffffffffffffff

    ResponderExcluir
  4. Tambem é minha opinião! Fomos cabo eleitorais voluntários, por um Brasil justo, ético e nossos queridos candidatos nem sequer nos dirigem a palavra, nos seguem e teve os que deixaram de nos seguir após eleições. Beto Richa, Fabio Faria,...vários outros que vestimos a camisa por eles, sumiram do Twitter! E só irão se dirigir a nós novamente, nas próximas eleições! Só que nós não somos idiotas e sabemos muito bem quem usou de dissimulção para ganhar o jogo! O poder não dura para sempre, sou oposição e tenho meu voto! @marciaco7

    ResponderExcluir
  5. @marciaco7n Tô contigo e se quer saber? não vamos dar ibope pra eles não.... e meu voto nas próximas, terão que me convencerem e vou te contar, vai sem bem difícil hem!!!! Ahhh se vai....

    ResponderExcluir
  6. Lia Amora disse...

    Estou completamente desiludida com a tal oposição. Existiu mesmo uma proposta de oposição? Serra falou nos debates o que imploramos p que ele dissesse?
    A oposição somos nós, o povo golpista, que quer um governo sério e dedicado.Somos os "eles" a quem o lunático se referiu tanto.
    Se esperarmos que algum político nos ouça ou nos represente, melhor sentar.

    Ou, vamos gritar com as ferramentas que temos.
    #BBBAnatel

    ResponderExcluir
  7. Creio que é mais falta de hábito que estrelismo, se bem que no caso do Serra, é possível, pois ele é "muito EU" e centralizador. Em linha gerais tenho recebido respostas de políticos que não conheço pessoalmente, no TT, entre outras personalidades. É mais difícil obter retorno de algum coleguinha de imprensa que se considera artista. De qq forma considero precipitado utilizar a Rede como canal de votos sem maiores compromissos e tb o fato de ter sido a primeira eleição com o TT e mts não souberam se aproveitar bem desta ferramenta.

    ResponderExcluir
  8. Era a pergunta que eu me fazia sempre.Quando decidir me eganjar na campanha de Serra,foi a pedido da @nadiavida,observei tbm a falta de interação com os seus principais cabos eleitorais, como o Doutor a Nadia ,o @Renatofel que sempre bota a cara e outros que poderia mencionar tbm.Foram meses que nos expomos,eu cheguei a perder um cargo legislativo,por conta do apoio,mesmo sem a interação desejada.Parabéns! seu post foi cirúrgico.Como sempre, o Doutor faz uma oposição séria e técnica,do ponto de vista eleitoral,como já deixei público diversas vezes no twitter,elogiando seu trabalho.fazendo questão de sempre comentar em seu blog.

    ResponderExcluir
  9. Amigo, acredito que plantando uma sementinha por dia consiguiremos pelo menos uma árvore frondosa em algum momento, se iniciarmos um movimento e colocarmos nossas opiniões e ideais as claras algum retorno positivo teremos.
    O que não podemos é permitir que nosso país fique subjugado desta forma e ninguém se coloque contra. Se hoje o melhor meio é a internet vamos usa-la da melhor forma. Acredito que já damos alguns passos e lembras que foi nesta semana que chamamos o Serra pela primeira vez, ontem que colocaste o post no ar, e uma primeira resposta positiva já obtivemos.
    Então vamos em frente, várias vozes juntas não se calarão e se farão ouvidas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Pois eu acho que, considerando que ele tem 600 mil seguidores, Serra até que interage bastante.
    Abra a página www.twitter.com/joseserra_ e você vai ver quantas respostas ele dá. É que as respostas para pessoas que você não segue não aparecem na sua timeline.
    Imagine se você recebesse centenas de mensagens todos os dias e ainda tivesse uma vida pública para tocar. Não poderia responder todo mundo, certo?
    E não adianta a gente ficar ofendidinho e fazer crítica boba só porque ele não respondeu uma mensagem que a gente mandou. Precisamos tomar cuidado para não ficar nos dando muito valor...

    ResponderExcluir
  11. De anônimo pra anônimo.... concordo que ter 600 mil seguidores fica difícil responder pra todos, principalmente quando se tem outra atividade, pq sabemos que "twittar" não paga dívidas, mas fala sério, escrever "E não adianta a gente ficar ofendidinho e fazer crítica boba só porque ele não respondeu uma mensagem que a gente mandou. Precisamos tomar cuidado para não ficar nos dando muito valor..." não foi muito feliz.... Ofendidinho? não nos dar muito valor? Assim vc diminuiu eleitores que trabalham muito pro Serra e temos que nos dar muito valor sim... Acredito que cada um sabe o valor que tem e todos devemos sim, nos colocar em primeiro lugar....

    Por acaso é funcionário(a) dele?

    ResponderExcluir
  12. De anônimo para anônimo, esqueci de dizer: Por acaso serra ou qualquer outro político é Deus? Nenhum político vale mais que eu....nem que ninguém... Por acaso não morrem?

    ResponderExcluir