terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O BRASIL MERECE MAIS ( by Marco Sobreira )

Impossível no momento não abordarmos o tema da tragédia na região serrana do Estado do Rio de Janeiro e as enchentes que trazem imensos problemas às populações de Minas Gerais e de São Paulo, especialmente da capital. Ao ligar a TV agora pela manhã, me deparo com o Ministro Mercadante explicando o tal Programa de Alerta e Prevenção de Desastres que o Governo pretende implantar, “vamos comprar radares, 700 pluviômetros, mapear áreas de risco em todo o Brasil, capacitar o pessoal da Defesa Civil” dizia um entusiasmado Mercadante, esquecendo-se entretanto de dizer que estão há oito anos no poder e o referido plano de prevenção já estava pronto desde 2006 , o Governo não mexeu uma palha para que fosse efetivamente implantado, dando razão a todos nós em culpar essa omissão inaceitável e irresponsável.

Ano passado Angra dos Reis sofreu tragédia semelhante, só diferenciando da atual pelas proporções e número de mortos, as causas são as mesmas, ocupação irregular das encostas, falta de fiscalização da Prefeitura quanto ao local e tipo de construção, falta de aviso de risco iminente e retirada da população área de risco. Se não me falha a memória foram 57 as mortes em Angra dos Reis e a julgar pelas providências, não sensibilizaram nossos governantes. Do mesmo jeito as enchentes no Nordeste se repetiram e como numa roleta, temos que esperar o próximo período chuvoso para saber quais os Estados “premiados” com as novas tragédias, e aí tudo vai se repetir, cobertura em tempo real pelos canais de televisão, repórteres competindo pra ver quem mostra o maior drama, bombeiros, militares, povo se comovendo e fazendo doações, Governador e Presidente sobrevoando o desastre e dando entrevistas , prefeito e vereadores socorrendo a população, todos se apressando em aparecer como benfeitores do povo, quando na verdade não passam de exploradores do sofrimento alheio.

A dura realidade é que na grande maioria de nossos municípios a Defesa Civil só existe no papel, quando muito são funcionários deslocados para a função, sem a menor capacitação, que se esforçam para desempenhar uma função para a qual não foram preparados.

Devido a proporção desta tragédia e à custa de mais de 1000 mortos, com certeza, e com a repercussão internacional, parece que daqui em diante as ações de prevenção e alerta começarão a acontecer. O povo está saturado de tanto descaso e tanta omissão, não daremos trégua, tolerância zero é o nosso sentimento, estaremos de olho. O Brasil merece mais.

4 comentários:

  1. PRECISARAM SUJAR DE VERMELHO-TRAGÉDIA A HISTÓRIA DO BRASIL PARA QUE PERCEBESSEMOS QUE A LULÂNDIA NÃO PASSOU DE UMA GRANDE FARSA CRIADA POR AQUELES QUE EMBEBEDARAM O POVO COM IMAGENS SURREAIS DE UM PAÍS-CIDADÃO INEXISTENTE.
    MARISA CRUZ

    ResponderExcluir
  2. Não tenha dúvida que tudo se repetirá e não há nada a fazer. Não dá tempo. Tiveram oitos anos e não podem se isentar. Nem ao menos tentaram.

    ResponderExcluir
  3. Os fatos lamentaveis ocorridos ano após ano em cada região do país não foram suficientes para sensibilizar nossos governantes.
    O dinheiro que escoou nos ralos da corrupção, entre mensalões, sanguessugas e outras maracutaias nos últimos 8 anos certamente rersolveria com sobras a prevenção ou ao menos minimizaria os efeitos das catástrofes climáticas agravadas pelas ocupações ilegais e construções em áreas de risco e que todos os anos causam grandes prejuízos materriais destruindo cidades e bairreos inteiros, ceifando vidas preciosas
    Diga-se de passagem, que tais cupações ilegais em encostas e margens de rios contaram com a omissão dos governantes, pois os políticos omissos e corruptos nunca encaram problemas sociais como estes, pois temem perder votos com medidas consideradas impopulares, mas que são necessárias para prevenir calamidades como essas que se abateram sobre várias cidades de São Paulo e região Serrana do Rio de Janeiro.
    Primeiro esperam o ladrão roubar, para depois trancarem a porta da casa roubada.
    De fato Dr Marcos, o Brasil merece muito mais e lamento pelas vidas que se foram, principalmente das crianças indefesas, porém cada povo tem o governo que merece.

    @DRLUIZAUGUSTO_

    ResponderExcluir