segunda-feira, 11 de julho de 2011

SUPERFATURAMENTO.

O PSDB da Câmara vai apresentar nesta terça-feira (12) requerimentos de convocação dos ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, e da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para esclarecerem as denúncias do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot. Os documentos são assinados pelo deputado Vanderlei Macris (SP).
Acusado de participar de esquema de corrupção, Pagot afirma que as empreiteiras eram recebidas por Bernardo antes de procurarem o Ministério dos Transportes. Já Gilberto Carvalho teria acertado férias com o diretor para adiar o desligamento dele do governo. Segundo “O Estado de S. Paulo”, os dois se reuniram para “dar uma aparência de normalidade ao pedido”.

Os deputados Fernando Francischini (PR) e Rui Palmeira (AL) afirmaram nesta segunda-feira (11) que as explicações de Pagot serão fundamentais para esclarecer as denúncias de superfaturamento no Ministério dos Transportes. Ele presta esclarecimentos amanhã (12) em audiência pública da Comissão de Infraestrutura do Senado, presidida por Lúcia Vânia (GO), em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
Para os tucanos, se Pagot confirmar as ameaças, reveladas por representantes do PR, de vincular o ex-ministro do Planejamento e atual titular das Comunicações, Paulo Bernardo, ao esquema, a gravidade das acusações se torna ainda maior. Isso demonstraria o aval do Planalto para o aumento de valores das obras.
De acordo com o senador Blairo Maggi (PR-MT), padrinho político do diretor do Dnit, Pagot pretende provar aos senadores que, devido à burocracia, tudo o que fazia tinha aprovação do grupo coordenador das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Planejamento. Maggi fez a afirmação durante entrevista ao jornal “O Globo”.
“Se o esquema de cobrança de propina acontecia e o Ministério do Planejamento e outras pastas tinham conhecimento, o caso é ainda mais grave. Por isso há essa importância de ouvirmos todos os envolvidos. Se for verdade, será mais uma crise, envolvendo mais um ministro da presidente Dilma”, alertou Palmeira.
Para Francischini, é nítido que existiram irregularidades na pasta comandada pelo ex-ministro Alfredo Nascimento (Transportes). Segundo ele, resta saber se elas aconteciam à revelia do Planalto ou não, o que deverá ser explicado por Pagot. “Temos que avaliar as declarações dele, dizendo que, com certeza, ele não está sozinho nessas autorizações, isso torna o caso muito mais grave”, apontou, ao destacar que a sociedade almeja uma resposta sobre o uso do dinheiro público.
Na Câmara, o diretor do Dnit foi convidado para reunião com quatro comissões: Fiscalização e Controle, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Viação e Transportes. O encontro, que ainda não tem data marcada, também terá a participação de Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário