quinta-feira, 21 de julho de 2011

MILHÕES GASTOS PELO DNIT E O POVO MORRENDO NAS ESTRADAS.

Na rasteira dos escândalos de propina e superfaturamento de contratos que derrubaram a cúpula do Ministério dos Transportes, uma sigla pequena, mas controladora de bilhões no orçamento, ganhou o noticiário nacional. É o Dnit - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

A autarquia do ministério é responsável por grande parte das obras viárias do país, inclusive no Espírito Santo, mas passou os últimos anos mergulhada em críticas de inoperância e foi responsabilizada por mortes em rodovias. Desde 2003, o órgão é controlado pelo Partido da República (PR), comandado no Estado pelo senador Magno Malta.

Quem passa pela sede do Dnit em Bento Ferreira, Vitória, pode não perceber como funciona aquela estrutura no Estado. Só para 2011, a autarquia tem um robusto orçamento de R$ 258,9 milhões previstos. A superintendência conta hoje com 52 servidores efetivos e dois comissionados e gasta R$ 300 mil por mês com a manutenção administrativa da estrutura local.

Das obras em andamento ou previstas, algumas foram interrompidas por falta de recursos - como a restauração de parte da BR 101 Norte em Linhares - ou por suspeitas de irregularidades, como a obra da BR 342 entre a divisa de Espírito Santo e Minas Gerais até a ES 220, parada desde 2000 pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

"Feudo" do PR desde o início do governo Lula, em 2003, os Transportes é a pasta responsável pela execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que toca obras de infraestrutura. Muitas delas paralisadas por irregularidades detectadas pelo TCU. Quando se fala na dívida da União com o Estado, eis um exemplo: o Dnit está há 10 anos executando a duplicação da Rodovia do Contorno em Vitória. Incluída em 2007 no PAC, é uma obra "interminável" que agora atrai desconfianças com um contrato feito com dispensa de licitação. No total, há oito obras federais no Estado sob a batuta do Dnit.

No Contorno, serão R$ 66 milhões para 10 quilômetros de via. O Dnit explica que o projeto envolve também pistas duplas laterais e alças e acessos aos viadutos. Ainda há obras nas BRs 101 e 482, e outras planejadas para reinício este ano - como recuperação e manutenção das rodovias.

Uma das cifras mais altas é a da duplicação da BR 262. Há projeto e verba aprovados para o andamento da obra, que deve ser licitada e iniciada ainda este ano. Serão 52 quilômetros de rodovia no trecho entre Viana e Vitor Hugo, distrito de Alfredo Chaves. Tudo deve custar R$ 340 milhões.
MIL
DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Bento Ferreira. - Editoria: Política - Foto: Bernardo Coutinho

Bilionário

R$ 14,6 bilhões - É o orçamento do Dnit nacional para 2011. O órgão no Estado tem R$ 258,9 milhões previstos para este ano

104 mortes - Foram as vítimas fatais na BR 101 de 1º de janeiro a 9 de junho de 2011. Houve 273 mortes em 2009 e 273 em 2010

Fonte: A Gazeta

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