sexta-feira, 29 de julho de 2011

MALDITA? QUAL?


 Lula, segundo ele, recebeu de seu antecessor uma “herança maldita”. E, dito isso, levou à frente muito do que encontrou – o “bolsa escola” expandido com o novo nome de “bolsa família” é o exemplo que ocorre logo.

Inflação começava a ser controlada, o sistema bancário foi saneado, contas em dia, tudo em ordem para o país sair do atoleiro inflacionário – e a “carta aos brasileiros” havia acalmado os inquietos.

E Lula, sempre queixoso e crítico do passado, foi em frente. Buliu aqui, mexeu ali, falou muito e decolou. Popularidade aos montes, à frente de tudo e de todos nas pesquisas.

Tropeços vieram, o mensalão explode na sala ao lado da sua, mas ele não sabia de nada: Dirceu rola. Mansão suspeita, caseiro com sigilo bancário violado: rola o Palocci. E outros casos foram surgindo, algumas cabeças mais rolam, outras mudam de lugar. Popularidade sempre em alta. E Lula sempre sem saber de nada.

Lula decidiu que seria sucedido por Dilma.

Dilma cruzou um céu de brigadeiro, na onda da generalizada convicção de que o governo anterior, o do Lula, tinha sido excelente. Ela vinha com o compromisso de dar-lhe continuidade.

Agora, passados seis meses, entre uma trapalhada e outra, alguma coisa mudou nesse panorama.

O caso desabrocha na imprensa e rola o Palocci pela segunda vez. E aí desaba na lama o Ministério dos Transportes – pelo visto, praticamente todo.

E o governo Lula surge diferente. E Dilma, a “gerentona”, também surge diferente.

Não é concebível que uma administração minimamente competente tenha permitido durante oito anos o progresso de uma máquina de corrupção tão alastrada, numa área tão importante para o país como os transportes, sem que ninguém percebesse.

Se Lula tinha mais o que fazer, Dilma estava lá tocando o PAC, capaz, severa, atenta e maternal. Ou não?

Lula disse que a herança recebida era maldita. Mas a herança que Dilma recebeu tem jeito de ser incomparavelmente pior. E ela própria, Dilma, é parte da herança - o que complica tudo.

O governo Lula é origem, e está comprometido com tudo isso que estamos sabendo agora. O governo Dilma, por conseqüência, também. E o PT também.

Edgar Flexa Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário