segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A FARRA DAS AMBULÂNCIAS (By Marco Sobreira)

A reportagem do Fantástico de ontem sobre as ambulâncias do SAMU, comprovou o que estamos cansados de denunciar aqui, a distribuição irresponsável e eleitoreira desses veículos que longe de resolver o problema do primeiro atendimento e do translado de pacientes, serviu para às pressas se implantar sem o menor planejamento um serviço indispensável, é como se comprassem os móveis antes de construir a casa.

Se nas grandes cidades o serviço ainda não está 100% regulamentado, imaginem o que acontece nos pequenos municípios? Ambulâncias distribuídas por critérios políticos estão às moscas, ociosas, muitas vezes dilapidadas e servindo a outros interesses e não ao transporte de pacientes em situação de risco.

Milhões de reais foram gastos na aquisição das ambulâncias, o programa foi implantado às pressas para atender a determinação do ex-presidente Lula de se criar clima propício para a eleição de Dilma e outros companheiros, na sua doentia determinação de perpetuação do poder. Municípios que sequer têm um bom hospital de urgência e emergência foram agraciados com o presente que logo se tornou um estorvo, pois com manutenção cara e uma necessária equipe de atendimento e de retaguarda, depende de muitos recursos para um perfeito funcionamento.

Outro grande problema é que quando o serviço tem que atender a uma região abrangendo vários municípios, a falta de regras claras quanto ao custeio, acaba por criar situações de desentendimento entre os vários prefeitos da região, cada qual puxando a sardinha para o seu lado, o que invariavelmente leva a desistência de muitos.

Acontece então o que assistimos na reportagem, ambulâncias em péssimo estado de conservação colocando em risco motoristas e pacientes ou escondidas para que o povo não descubra e cobre pelos serviços que a propaganda oficial vendeu como o bálsamo para todos os males, mais um engodo, mais um estelionato eleitoral imposto ao povo sem que ninguém levante a voz para denunciar.

Foi preciso um veículo poderoso como a Globo para colocar o dedo na ferida e talvez agora os nossos dignos representantes do Ministério Público se apressem em cobrar as responsabilidades por tamanho desperdício do dinheiro público, é mais uma vez a mídia fazendo o trabalho dos órgãos de fiscalização, daí a determinação governamental de impor a lei da mordaça em nossos veículos de comunicação.

Aproveito para fazer nova denúncia, a vergonhosa tabela do SUS está fazendo com que os médicos não façam os procedimentos necessários em pacientes internados nos hospitais públicos, e impõem a compra do procedimento pelas superintendências regionais com evidente prejuízo e perda de vidas preciosas, já que normalmente tais compras levam em média mais de três meses para serem concretizadas. Como diria o Boris Casoy “ISSO É UMA VERGONHA”

3 comentários:

  1. Sua denúncia confirma o controle demográfico que eles querem fazer. Já q não podem viver sem o BF para vencer eleição, mata os vivos, disfarçadamente. Muito cruel mas real.

    ResponderExcluir
  2. Como você disse: "... estelionato eleitoral...". E quanto aos médicos, muitos estão "cobrando por fora", para dar (um melhor) atendimento. Senão...

    ResponderExcluir
  3. Dr Marco, seu artigo é muito bem fundamentado, e é muito claro a denuncia pelo Fantástico
    .
    Pelo menos aqui em São José do Rio Preto, o serviço SAMU é de excelencia todas as vezs que precisei, ou fiquei sabendo de amigos e conhecidos que precisaram
    .
    Parabens pelo seu blog

    ResponderExcluir