quarta-feira, 14 de setembro de 2011

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO.


Dois médicos no plantão diurno, plantonistas 24 horas todos os dias, ambulatório de pediatria, cardiologia, ginecologia, ortopedia, neurologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, cirurgia geral, pacientes internados sob a responsabilidade de um único profissional, fisioterapia para pacientes internados e externos, nutricionista, farmacêutica e assistente social. Laboratório próprio com plantões nos fins de semana e sobreaviso noturno, exames como hemograma completo em 5 minutos, enzimas cardíacas em 15 minutos, raio x a qualquer hora inclusive nos finais de semana, eletrocardiograma imediato, qualquer exame de imagem, incluindo ressonância magnética no mesmo dia para pacientes internados ou em observação.

Essa é a estrutura do PAM de Presidente Kennedy, pequeno municipio do sul do Esp. Santo que ainda conta com 5 equipes de Programa de Saúde da Família e significa que o Municipio faz muito mais do que a sua responsabilidade, não temos problemas no atendimento da atenção básica e na média complexidade, a população recebe todos os medicamentos da farmácia básica e a Prefeitura compra os demais significando que todos têm acesso ao tratamento preconizado. Através do consórcio inter-municipal de saúde toda a população tem a sua disposição exames e procedimentos com rapidez, jamais o prazo ultrapassa uma semana e todas as solicitações de urgência são providenciadas em até 24 horas.

Tenho a satisfação de ser o Diretor Geral do PAM e acabei de ser eleito Presidente do Conselho Municipal de Saúde e o nosso problema começa quando dependemos de procedimentos de maior complexidade, aí esbarramos na burocracia do SUS. Relatei aqui recentemente a história de um paciente com tumor de bexiga que morreu sem fazer o procedimento solicitado à Superintendência Regional de Saúde, pois bem, não comuniquei o seu falecimento e até hoje, mais de 30 dias do paciente ter ido a óbito, não recebi autorização do procedimento solicitado, vou aguardar para ver até quando vai o descaso e vou fazer questão de comunicar aos responsáveis o tempo do descaso com a vida alheia.

Nosso municipio gasta muito mais com a saúde do que o preconizado pela Emenda 29, mas o mais importante é que aqui existe a vontade política e se fazer da saúde a prioridade número um, o que reforça nossa convicção que o problema não é de dinheiro e sim de gestão. Nossos médicos do PSF recebem salário de R$ 9200,00 mas trabalham oito horas/dia, com a adoção de um segundo plantonista, melhorou as condições de trabalho e diminuiu o tempo de atendimento aos pacientes.

Aceitei o desafio de presidir o Conselho Municipal de Saúde deixando bem claro que não aceitaremos ingerência política em nossa obrigação de elaborar, agilizar e fiscalizar a qualidade da saúde pública oferecida à nossa população, que Deus nos ajude mas tenho a certeza de que nem tudo está perdido e que muito pode ser feito nesse país, desde que se tenha respeito ao que determina a nossa Constituição.


5 comentários:

  1. Parabéns pela escolha e tenho certeza que vc será vitorioso. Conhece, como poucos, os problemas da saúde pública e sabe como gerenciar. Com vc, acredito que resta esperança, aí. Que sirva de exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Marcos, vc é muito especial. Tenho orgulho de te seguir, e ser seguida. Quase nao ando por aqui, porque tenho que fazer escolhas, mas sempre que passo me surpreendo com o bom gosto, a boa escrita, e o humor. Sim, gosto muito de ver o sobreirinha .rs
    Parabéns.
    Indiacui

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, doutor xará! Não é à toa que o Espírito Santo vem se tornando o que o Paraná foi nos anos 70/80, um estado digno para se viver. Me orgulho de ser amigo - mesmo que apenas virtual - de alguém que vem colaborando com este sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns doutor! Saúde pública filé do Brasil! Meu sonho é trabalhar em um laboratório e equipe como essa. Continue assim, saúde pública é coisa séria, e merece atenção redobrada. Aprenda Dilma e aliados!

    ResponderExcluir