segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

INANIÇÃO MORAL. (By Marco Sobreira)

São João da Boa Vista no Pará, Curralinhos e Tefé no Amazonas são legitimas representantes do descaso, irresponsabilidade e da humilhação imposta à população mais pobre deste País. São símbolos da corrupção, impunidade e da omissão dos órgãos fiscalizadores e do Ministério Público.


Lixão em área inapropriada, crianças e porcos misturados aos urubus numa cena Dantesca, retrato do que de pior pode ser oferecido a um ser humano. Lixo hospitalar com seringas, agulhas e restos orgânicos, colocando em risco a saúde e a vida dos que ali habitam, numa situação absolutamente inaceitáve. Hospitais sem médicos, sépticos, sem medicamentos e equipamentos elementares como luvas, esterilizações rudimentares e ineficientes. Falta tudo, mas principalmente falta vergonha na cara de quem foi eleito para melhorar a vida de quem lhes confiou o voto.

Diante desse quadro me aprece um Prefeito, cara de preocupado, afirmando pagar ao único médico do Município R$ 1.300,00 para atender 25 pacientes por dia. Aí existe uma grande contradição, garanto que nenhum serviço público nesse País remunera tão bem seus profissionais por serviço semelhante e não é nenhuma heresia se imaginar que algo de muito errado está acontecendo, isto é corrupção descarada, podem acreditar.

Escolas totalmente improvisadas, sem carteiras, merendas e transporte seguro para os alunos, imagine-se o tipo de conhecimento adquirido nessas condições, provavelmente a qualidade dos professores está no nível dos estabelecimentos (barracos) de ensino. Surpreendentemente não falta dinheiro, foram milhões repassados pelo Governo Federal, só que mais de 50% deles se perderam na vala da corrupção.

A grande pergunta que se faz é; E o Ministério Público tão zeloso em outras regiões, inexiste nestes rincões do Brasil?

E o povo? Como ficar impassível diante de tanta afronta? Respondo; Coagidos pelo cadastramento do bolsa família, amedrontados pela violência dos poderosos, corrompidos com pequenos favores enfileiram-se como cordeiros na fila do abatedouro, indolentes, dóceis, resignados. Talvez aí esteja o grande erro desse Governo populista e assistencialista, o povo não morre de fome mas morre na fila dos hospitais, se é que o que vimos merecer ser chamado assim. As crianças crescerão sem educação, serão adultos dependentes dos favores de quem está no Poder, mantêm-se o curral eleitoral Ad Eternum.

O Brasil está morrendo de inanição moral, as leis não são respeitadas, os exemplos de impunidade encorajam os ladrões do dinheiro público, rouba-se de todos os jeitos e em todos os cantos, os artifícios são os mais criativos, licitações direcionadas, firmas de fachada criadas somente para tal fim, editais viciados, comissões, obras desnecessárias, superfaturamentos, festas, shows, cartões corporativos, cursos, congressos, caixinhas de campanha, a imaginação é fértil quando se trata de meter a mão no dinheiro do contribuinte.

O que dizer do ex- Presidente que se especializou em desrespeitar e ironizar as leis? E da Presidente que quer governar por decreto, ferindo a Constituição? Como explicar que uma Senadora da República pregue a desobediência à Decisão Judicial? E o ilustre Deputado petista que pretende implodir o STF, anulando suas decisões sobre o Legislativo? Todos deveriam ser processados por perjúrio e falsidade ideológica, afinal fizeram juramento para defender e respeitar a Constituição. O que estamos assistindo é uma inversão dos nossos valores republicanos. É preciso repensar o Brasil.

4 comentários:

  1. Excelente... Sabe o que eu queria mesmo? Ficar feliz em poder dizer que vc está errado....Mas infelizmente está corretíssimo ao afirmar que o nosso país está morrendo por inanição moral... Corrupção é o câncer do Brasil, falta de vergonha na cara dos políticos, idem.... O que mais me entristece é constatar que não temos mtas saídas.... Procuro, procuro e ainda não consegui visualizar uma facho de luz no fim do túnel... ou seria no buraco? Uma pena, temos pessoas valorosas neste país e que infelizmente não se candidatam ou os que o fazem, não se elegem.... Pessoas de modo geral ou fazem parte do grupo que se beneficia do bolsa-qualquer-coisa ou "cansaram de lutar"... Os heróis que brigam diuturnamente contra essa bandalheira quero dar meus parabéns! Sei a luta árdua que tem sido pra todos nós que ainda acreditamos que é possível mudar este Brasil de todos nós...

    Te admiro pq sei que a sua vida profissional é extremamente "puxada" e mesmo assim, está aqui, firme e forte e, principalmente, com coragem, buscando novos dias... Merece todo meu carinho...Obrigada querido! Bj grande!Nadiavida

    ResponderExcluir
  2. Como discordar da realidade, infelizmente, isso é real e histórico, o Norte e Nordeste, regiões ainda dominadas por Coronéis que merecem uma surra de fio de cobre, em praça pública estão, estiveram sempre e vão estar ainda por alguns anos, se nada for feito, nas mãos de pessoas que apenas sugam o muito que prá lá é enviado e desviado para bolsos corruptos e dissimulados. O Brasil está em mão sujas, nos três poderes da república há muito tempo, notadamente nos últimos 08 anos!

    ResponderExcluir
  3. Caro Ricardo Martins, Vc falou a coisa mais certa possível... Mas fiquei a imaginar uma surra com fio de cobre....rssss Os 3 poderes estão contaminados e a doença não parece ter cura...... Lamentável....

    ResponderExcluir
  4. O nosso Brasil é um país do faz-de-conta. Também fiquei perplexa de ver essa reportagem que passou no Fantástico domingo passado.O mais chocante: o lixo espalhado pela cidade perto das casas juntamente com o lixo hospitalar exposto com as seringas e as agulhas.O pior de todos: os hospitais sem nenhuma assepsia; os testes laboratoriais então, nem se fala. A impressão que eu tinha, era estar vivendo um pesadelo. Mas é a pura realidade, e quantas outras cidades não devem estar passando pelo mesmo descaso e roubalheira? Esse é o país da impunidade, do dito pelo não dito.Uma vergonha! A presidenta apareceu hoje na TV fazendo discurso, numa cidade pobre, dizendo da importância do bolsa-família que é a oportunidade de seu filho ir para a escola e ser vacinado. Aquela escola que apareceu no Fantástico e aquele meio de transporte assassino? O povo brasileiro carente é menosprezado e humilhado.Para esse governo distribuir esmolas é o suficiente. O jeito PT de governar.
    @valnobre

    ResponderExcluir