quarta-feira, 13 de abril de 2011

MITOS E VERDADES SOBRE A DENGUE.

O paracetamol é proibido nos EUA? Não é seguro?


Mito. O paracetamol não é proibido nos EUA e é liberado para uso no mundo inteiro. Mas como todo remédio, tem risco. O paracetamol é uma droga segura, desde que usada com cautela e não ultrapasse a dose máxima da medicação (4g ao dia). Dos remédios usados para a dengue, ele é o mais seguro. No entanto, deve-se tomar muito cuidado ao consumir a droga e álcool ao mesmo tempo. A pessoa deve ir ao médico para saber se o que ela tem é realmente dengue. Qualquer medicamento, por mais simples que seja, deve ser prescrito por um médico.

Há risco em utilizar certos medicamentos quando está com dengue?

Verdade. Muitos medicamentos analgésicos têm um componente chamado ácido acetilsalicílico, que é a aspirina, esse é perigoso em casos de dengue. A orientação do uso do paracetamol é justamente para evitar o uso de algum remédio que contenha aspirina.

O uso indiscriminado de paracetamol pode fazer mal?

Verdade. Qualquer medicamento tem o lado de remédio e o de veneno. Nada de abuso. Utilize com recomendação médica.

Agente da dengue atuando no Barro Vermelho Foto: Fábio Vicentini

Cuidados

Esse ano está muito chuvoso, o que aumenta os reservatórios de água. Por isso, prevenção é fundamental. Com qualquer suspeita de dengue, procure um posto de saúde. Fique atento entre o terceiro e quinto dia de doença que exige um tratamento muito rápido. Qualquer sinal de tonteira, queda de pressão, enjoo, dor abdominal tem que procurar logo um serviço médico.

A dipirona pode ser usada em casos de dengue?

Verdade. Pode ser utilizada para febre e dores no corpo sem aumentar o risco, porque ela não vai atrapalhar na coagulação das plaquetas. Porém, a dipirona está em múltiplas formas e fica mais complexo para a pessoa olhar a fórmula química e saber se tem o ácido acetilsalicílico no meio. Já o paracetamol é mais conhecido e é fácil do paciente identificar. Mas a dipirona em si não tem problema em ser usada.

Inhame ajuda a subir as taxas de plaquetas?

Mito. Não tem fundamento.

Vitamina C é importante para os pacientes com dengue?

Mito. Ela previne infecções de uma forma geral, fortalece o organismo e facilita o combate às infecções, mas só é válida antes de contrair a infecção, para o organismo se preparar e combater o agente que vem. A vitamina atua de maneira inespecífica, apenas fortalecendo o organismo para que ele fique mais resistente. Em uma alimentação normal, geralmente, você tem a dose diária necessária. Não precisa tomar comprimidos. Frutas ácidas têm vitamina C.

Existe dengue assintomática?

Verdade. De um modo geral, todas as doenças infecciosas podem se manifestar ou não, depende do organismo da pessoa. Quando aparece um caso de dengue, certamente várias outras pessoas foram infectadas e não chegaram a desenvolver a doença. Só o exame de sangue vai dizer se a pessoa foi infectada. Isso é muito comum e boa parte da população já foi infectada, sem ter qualquer manifestação.

Entre o quinto e o sétimo dia as plaquetas tendem a cair mais?

Verdade. Isso acontece quando não é o tipo complicado. Mas quando é dengue hemorrágica, o risco maior ocorre entre o terceiro e quinto dia, em que a plaqueta pode cair muito. A partir do quinto dia, dificilmente vai ter uma manifestação mais séria. O fato de cair as plaquetas em um caso de dengue mais branda (a não hemorrágica) não quer dizer nada.

Beber líquido é muito importante?

Verdade. A dengue hemorrágica se caracteriza por um extravasamento de líquido do sangue. Se você toma muito líquido, já estaria prevenindo a doença porque o tratamento básico é injetar líquido na veia em grande quantidade. As pessoas que têm dengue não morrem sangrando, mas por desidratação. Quem estiver com dengue é fundamental se hidratar adequadamente.

A faixa etária interfere na gravidade da doença?

Mito. O nosso maior problema é que já circulam vários tipos diferentes no Estado. Quanto mais infecções repetidas, maiores são as chances de ter uma dengue hemorrágica.

Qual é a função da plaqueta?

Ela atua na coagulação do sangue. Em qualquer lesão que sangra, a plaqueta ajuda a estancar a hemorragia. Na dengue hemorrágica, as plaquetas extravasam do sangue, diminuem, com isso, favorece o sangramento.

Cuidados


Esse ano está muito chuvoso, o que aumenta os reservatórios de água. Por isso, prevenção é fundamental. Com qualquer suspeita de dengue, procure um posto de saúde. Fique atento entre o terceiro e quinto dia de doença que exige um tratamento muito rápido. Qualquer sinal de tonteira, queda de pressão, enjoo, dor abdominal tem que procurar logo um serviço médico.


Fonte : A Gazeta - http://glo.bo/fdiwjN
 
Aloísio Falqueto e Carlos Urbano.

2 comentários:

  1. Ficou otimo as informações sao importantes.
    Parabéns pelo blog.
    Um abraço


    Via twitter @munique1860

    ResponderExcluir
  2. Que bom que informou sobre o assunto PARACETAMOL, pois há algum tempo emails estão na rede com o título: PARACETAMOL MATA!!!

    A gente fica sempre em dúvida, eu ja joguei todos fora.... Na dúvida..... Abraços.

    ResponderExcluir