sexta-feira, 9 de setembro de 2011

MARCOS VALÉRIO NO STF, POR QUE LULA NÃO É RÉU DO MENSALÃO?

O empresário Marcos Valerio com seu advogado Marcelo Leonardo. O empresário Marcos Valerio, presta depoimento na Justiça Federal, em Belo Horizonte. Principal interrogatório do inicio da fase de instrução do processo dos 40 denunciados no escândalo do mensalão. Acusado pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato (desvio de dinheiro publico), lavagem de dinheiro e evasão de divisas. (Foto: Paulo Filgueiras/Estado de Minas/Folha Imagem)

Valério: Lula foi um dos "mandantes" dos crimes


Brasília


Marcos Valério, apontado como principal operador do mensalão, afirmou perante o Supremo Tribunal Federal (STF) que nunca existiu o esquema de pagamento de propina por parte do governo em troca de apoio no Congresso Nacional.

Segundo a defesa do empresário, as irregularidades foram "criação mental" do presidente do PTB, Roberto Jefferson, outro réu no processo e delator do suposto esquema. Ainda assim, Valério reclamou do fato de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido poupado de acusações.

Para o empresário, Lula foi um dos "mandantes" dos crimes. "Somente quem pretender tapar o sol com peneira poderá afirmar que houve a compra de votos de parlamentares no Congresso para votação de quaisquer propostas. Não há prova do "mensalão", estória inventada pela imaginação fértil do ex-deputado Roberto Jefferson", argumentou o advogado de Valério, Marcelo Leonardo.

O advogado afirmou que o Ministério Público exagerou ao alçar Marcos Valério, suposto intermediário dos pagamentos, ao mais importante acusado, deixando de fora "mandantes e beneficiários" - como o próprio Lula.

"É raríssimo caso de versão acusatória de crime em que o operador do intermediário aparece como a pessoa mais importante da narrativa, ficando mandantes e beneficiários em segundo plano".(AE)

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário