quinta-feira, 19 de setembro de 2013

É HORA DE MOSTRAR QUEM É O VERDADEIRO VILÃO DA HISTÓRIA


A classe médica vem sofrendo ao longo dos anos um processo de desgaste que vai desde a perda do poder aquisitivo à desmoralização total agora orquestrada pelo Governo, que incompetente para solucionar nossos problemas crônicos de falta de estrutura e investimento, resolve  promover a mais vil e torpe campanha contra aqueles que se dedicam a salvar vidas a amenizar o sofrimento de seus pacientes.

Um dia já fomos chamados de profissionais liberais, hoje somos empregados do Estado ou explorados por planos de saúde, raros são os colegas que sobrevivem apenas de seu consultório e da clientela particular. A imensa maioria se submete a regimes extenuantes de plantões ou pulam de emprego em emprego, chegando a atender em 3 ou 4 ambulatórios diariamente,  na tentativa de conseguir uma renda que dê um mínimo de conforto aos seus familiares. 

Com a municipalização da saúde, as Prefeituras passaram a ser os nossos grandes empregadores e posso afirmar do alto da minha experiência de 37 anos na saúde pública que raro são os Prefeitos que se preocupam seriamente em oferecer um serviço de qualidade aos seu munícipes, a falta de recursos em alguns casos e a falta de  vontade politica em outros, formam a grande maioria dos administradores municipais, mais preocupados com obras que politicamente lhes são mais vantajosas, dão mais palanque e fazem a festa de empreiteiros financiadores de suas campanhas.

Que incentivo tem um jovem médico, que após 6 anos de faculdade, dois ou três de residência médica para largar o conforto e as facilidades dos grandes centros e enfrentar o interior desse país? Sem uma carreira de Estado, sem um mínimo de condições de praticar uma medicina que faça a diferença para seus pacientes, coisa que todo estudante de medicina sonha praticar quando conseguir o tão almejado diploma. Na grande maioria dos casos vai encontrar hospitais sucateados, superlotados, sem aparelhagens que lhe possibilite diagnósticos mais precisos, mais rápidos. Rx sempre com defeitos por falta de manutenção adequada, laboratórios de qualidade duvidosa, realizam exames que quase sempre deixam mais dúvidas do que esclarecimentos, pois resultados que não batem com o quadro clinico do paciente requer experiência clinica para uma interpretação segura, aparelhos de ultrassonografia é um luxo para poucos e um tomógrafo à disposição no Pronto-Socorro soa quase como uma utopia.

Quase sempre solitário, cada plantão passa a ser uma loteria, um constante stress, um desgaste físico e mental enorme, o que fragilizará sua saúde ao longo dos anos, isso sem contar o risco físico, não são raras as agressões e ameaças a colegas, que sequer têm direito a descanso , pois a impaciência de quem espera por atendimento invariavelmente tende a culpar o médico por tudo de ruim que acontece na saúde.

Só para exemplificar, passo a relatar episódio que aconteceu recentemente comigo. Vítimas de um acidente de moto, um homem de aproximadamente 30 anos e um jovem de 18 anos, chegaram ao Hospital e fui chamado para atende-los. Os dois estavam visivelmente embriagados, o mais jovem tinha apenas algumas escoriações nos joelhos e nos braços necessitou apenas de curativos, o mais velho porém apresentava um traumatismo com grande hematoma no couro cabeludo e no tórax e embora não apresentasse sintomas de maior gravidade argumentei que o mesmo deveria ficar em observação até o dia seguinte, quando seria então radiografado e avaliado novamente. Foi então que o rapaz me interpelou e falou: Quero que mande a ambulância me levar em casa. Respondi que não, pois o mesmo morava longe, eu só tinha uma ambulância e que o mesmo poderia fazer companhia ao amigo, que lhe arrumaria um leito, ao que respondeu: Você tem que mandar me levar, está aqui para atender ao povo e que não passava da minha obrigação. Olhe aqui meu amigo, a minha obrigação foi atende-lo o que foi feito, agora se você insistir com essa falta de respeito vou ser obrigado a chamar a Polícia para acalmá-lo. Ficou mais irritado ainda e gritava no corredor, policia pra que? está aqui para atender não para chamar a policia, não sei o que vim fazer nessa merda de hospital. Só se acalmou quando o mais velho conversou com ele e finalmente aceitou ficar, sem antes soltar mais alguns palavrões.

Isso amigos, aconteceu comigo, médico antigo na cidade, conhecido de todos, imaginem com um colega mais novo e sem experiência para conduzir a situação? Faço esse relato para que tenham idéia do que passamos e a que ponto nossa imagem está comprometida junto à população, passamos a ser o Judas, passamos a ser os vilões e é exatamente isso que o Governo quer, achar um bode expiatório para convencer a população que o médico brasileiro não quer nada e que é necessário trazer os estrangeiros, principalmente os cubanos, já que esse se prestam à sua intenção de transformar esse país numa República Socialista nos moldes bolivarianos.

Faço aqui um alerta aos colegas médicos de todo o Brasil, faço aqui um apelo às nossas Entidades de Classe´, é preciso se tomar uma posição, é preciso reagir, é preciso mostrar a nossa força, precisamos nos unir para uma resposta à altura dessa Campanha de desmoralização que nos atinge a todos, começará pelos médicos e paulatinamente atingirá outras profissões, até que nossa democracia esteja mortalmente ferida, ou reagimos agora ou o branco de nossos jalecos poderão ser manchados pelo vermelho da ideologia comunista.


Não tem RX? denuncie,
Não tem medicamentos? denuncie,
Não tem esparadrapo? denuncie,
Não tem campo estéril para suturas? denuncie,
Não tem fios adequados para as pequenas cirurgias? denuncie,
Não tem exames? denuncie,
Não tem ambulância? denuncie,
Não tem FAX? denuncie,
O telefone foi cortado? denuncie
Não tem vaga na UTI? denuncie,
Não tem eletrocardiograma? denuncie,
Não tem um monitor de sinais vitais? denuncie,
Não tem um desfibrilador? denuncie,
Está sozinho para atender mais de 100 pacientes? denuncie,
Não tem um guarda no hospital? denuncie

É HORA DE MOSTRAR AO POVO QUEM É O VERDADEIRO VILÃO DA HISTÓRIA!

Dr.Marco Sobreira - Crm 1373-ES$
Atílio Vivácqua - Esp. Santo
@marcosobreira2 no twitter
 

Um comentário:

  1. E o crime de lesa-pátria perpetrado por Dilma e Pimentel, desviando centenas de milhões de dólares para a ditadura cubana em troca de agentes escravizados do castrismo pagos a pão e água? Onde está a comissão dos direitos humanos da ONU, onde está o Ministério Público, onde está a Polícia Federal? Entreguismo petista ao regime de Fidel Castro, desviando quase UM BILHÃO do dinheiro da Saúde para entregar aos ditadores cubanos?

    ResponderExcluir