sexta-feira, 2 de agosto de 2013

BANDIDOS ROUBAM ESCOLA E IGREJA EM ATILIO VIVÁCQUA



Bandidos fizeram uma verdadeira festa no interior de Atílio Vivácqua, no Sul do Estado, durante a madrugada desta quinta-feira (01). Eles invadiram duas escolas, uma igreja, arrombaram um bar e uma cantina. Em umas das unidades de ensino, eles ainda tiveram tempo de preparar suco para comer com bolo.
Foto: Gustavo Ribeiro
 Gustavo Ribeiro
Monitores de computador foram levados de escola, durante a madrugada



Quando os alunos da escola municipal de ensino infantil Amábile Rossi chegaram para estudar, pela manhã, levaram um susto. Todas as portas estavam abertas e as fechaduras, quebradas. Os armários foram revirados e tudo jogado no chão. Do local, os bandidos levaram seis monitores LCD dos computadores da sala de informática.
Os alunos entram primeiro, como sempre fazem. Achei estranho quando um deles falou que a gente tinha deixado a porta aberta. Foi então que vi tudo revirado. Eles bagunçaram a despensa, as salas. Um horror”, contou a professora Maria Madalena Lima. O mesmo aconteceu com outra escola em uma comunidade vizinha.
Na escola de ensino fundamental Avelinda Carvalho Gava, eles quebraram o cadeado do portão lateral e também reviraram todas as coisas. Segundo a professora responsável pela unidade, Editícia Pogian, foram levados cinco monitores, uma bola e uma faca. “Demos falta também de quatro panos de prato. Eles deixaram o pé de cabra que usaram para fazer o arrombamento no pátio da escola”, contou a professora. A cantina – que fica ao lado do prédio - foi arrombada, mas não levaram nada.
Além das escolas, os bandidos entraram na igreja católica da comunidade de Linda Aurora. Lá, apenas reviraram os armários e gavetas da sacristia, mas não levaram nada. Arrombaram também um bar que funciona apenas nos finais de semana. No local tomaram refrigerantes e bebidas alcoólicas e ainda levaram alguns fardos.

Segundo a Polícia Militar, não há indício de nenhum suspeito, porém acredita-se que possam ser três ou mais pessoas que realizaram os furtos e arrombamentos. “No bar havia três copos, o que pode indicar o número de bandidos”, explicou o subtenente Sebastião de Oliveira Almeida.

Escolas estavam sem o vigia

Foto: Gustavo Ribeiro
 Gustavo Ribeiro
Até um bar foi alvo dos bandidos
As duas escolas que foram arrombadas estavam sem o vigia, que trabalha um dia e folga no outro. Segundo funcionárias da escola, o outro vigia morreu há mais de um ano e desde então ninguém foi colocado no lugar. Segundo a secretária de Educação, Rita Costa, existe a intenção de contratar uma empresa terceirizada. 

“Queremos colocar câmeras de videomonitoramento ou contratar uma empresa terceirizada de segurança”, contou. Asecretáriaexplicou ainda que já pediu a licitação de novos monitores para que os alunos não fiquem prejudicados. No entanto, não deu prazo para que a segurança mude nas unidades. 
Durante o furto na escola Amábile Rossi, os bandidos aproveitaram o tempo para comer. Eles foram até o congelador da cozinha e pegaram uma garrafa de suco de caju concentrado. Depois foram à geladeira, onde pegaram água e açúcar e prepararam o suco. 

Não satisfeitos, eles pegaram ainda um pote que estava no armário com bolo, que seria servido para as crianças, e comeram. “Quando eu cheguei na cozinha, vi apenas o canecão que eles usaram para fazer o suco ao lado da geladeira. Cheguei até a brincar que deixaram suco pronto para a gente”, contou a cozinheira, Marinete Biazatti, 44 anos.
Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário