quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MAIS MÉDICOS E MAIS POLÊMICAS

Se a presidente Dilma vai ou não se beneficiar eleitoralmente com o programa “Mais Médicos”, isso são outros quinhentos. Mas o ruído que a chegada de centenas de médicos estrangeiros vem gerando é desproporcional à ausência de debate sobre a qualidade do serviço público de saúde.

É legítimo que os médicos daqui reivindiquem melhores condições de trabalho e queiram ser valorizados, mas essa cobrança não pode vir em forma de murros em porta de hospitais, recomendações de não-atendimento a casos encaminhados por estrangeiros ou travestida de preconceito.

No início desta semana, em Fortaleza, cerca de 50 médicos cearenses interceptaram 96 colegas estrangeiros que participavam de treinamento para começar a trabalhar na rede pública, e os receberam com gritos de ordem. “Escravos!” foi apenas uma das expressões.

Muitos dos estrangeiros que ouviram aos acintes eram cubanos e negros, mas o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará decidiu defender a categoria lembrando que “existem também escravos brancos, não apenas pretos”, e que o episódio não se deu “no sentido pejorativo”.

Ora, o que é pejorativo, então? É um país, da magnitude do Brasil, não ter formado médicos suficientes para atender do Oiapoque ao Chuí, mesmo tendo quase 200 faculdades de Medicina. É presenciar prefeituras desviando milhões em recursos e mantendo postos de saúde espinafrados.

Também é de se estranhar que, para garantir atendimento nos rincões mais distantes do país – onde, é bom que se frise, nenhum brasileiro quis viver, apesar da bolsa de R$ 10 mil por mês do programa –, o governo se submeta a um regime como o cubano, onde liberdade e querer são coisas tão raras quanto bons serviços médicos são aqui.

Enquanto portugueses, espanhóis, argentinos, bolivianos e venezuelanos poderão aqui ficar e receber visitas, os egressos da ilha dos Castro terão seu direito ao convívio familiar restringido. Estão proibidos de receber parentes.

Ao chegar ao Brasil, o médico cubano já sabe, de antemão, que se pedir asilo à terra de Dilma, isto lhe será negado. E, ainda, que não verá os R$ 10 mil da bolsa em mãos, já que o dinheiroserá repassado a Cuba, que só lhe repassará uma determinada quantia. Tudo previsto em contrato.

O “Mais Médicos” merece, sim, ser questionado. Há muitas dúvidas insanadas e atitudes que, a priori, soam estranhas em sua concepção. Isso tem que ser feito na base da razão e do argumento, sem vaias e gritos.

Uma coisa não se pode negar: o Brasil carece de cuidados. Na Saúde e na Política, o quadro é de paralisia geral. Se o remédio importado servir para algo, já está valendo.


Fonte: A Gazeta


Nenhum comentário:

Postar um comentário