sábado, 17 de agosto de 2013

MAIS MÉDICOS?

Em junho o governo anunciou a salvação da saúde pública: trazer Mais Médicos para os açougues do SUS, como quem aumenta um guichê de atendimento em repartição pública. Ignorando os argumentos médicos, o governo seguiu com seu programa de saúde e empurrou o analgésico goela abaixo.

De acordo com a repentina genialidade presidencial, o Brasil tinha poucos médicos. Os dados, porém, provam o contrário. Segundo a pesquisa Demografia Médica de 2011, o Brasil é o 5º país com o maior número de médicos do mundo, com 371.788 profissionais. Isso significa que 19,2% dos doutores da América e 4,05% do mundo estão aqui. Ainda assim, foram abertas 15.400 vagas em 3.511 cidades. O resultado foi um fracasso: 1.618 inscritos para apenas 579 municípios.

É verdade que a atual distribuição do contingente médico é desproporcional. O Distrito Federal, por exemplo, possui 3,46 médicos para cada mil habitantes, o Rio de Janeiro 3,44 e São Paulo 2,49. Enquanto isso, o Amapá tem 0,76 médicos para cada mil habitantes, o Pará 0,77 e o Maranhão 0,58. São localidades carentes, mas o governo federal não parece verdadeiramente preocupado com isso.

Ao oferecer salário de R$ 10 mil, a Presidência disse que iria atrair profissionais. Porém, tal estratégia apenas lançou para os médicos a responsabilidade pelos problemas. Com a alta remuneração, o Planalto posou com o discurso “Estamos fazendo a nossa parte”, criando a impressão de que a proposta era irrecusável.

Mas é preciso dizer o óbvio: a Medicina não é tão simples assim. Sem a mínima estrutura em muitas regiões, os médicos são, hoje, obrigados a escolher quem será ou não tratado. Isso porque não são poucas as unidades de saúde em que faltam seringas, macas e até mesmo água potável.

O exercício precário da Medicina acarreta em morte, em grande parte por ausência de aparelhagem mínima. E quando isso ocorre, não são os hospitais, muito menos o governo, que sofrem os processos de negligência. Quem paga a culpa do caos é o médico, que pode até mesmo perder seu registro profissional.

O Mais Médicos apostou nos estrangeiros e também fracassou. Foram 358 inscritos, que atuarão sem a revalidação dos diplomas, bastando apenas regularizar os documentos pessoais. Além de não haver a mínima noção da qualidade desses profissionais, a esmagadora maioria fala espanhol e ninguém terá de provar proficiência em português.

A Constituição anda com crises de náuseas. Como destacou Igor Borges, advogado especializado em Direito Médico-hospitalar, o artigo 37, inciso II, destaca que “a investidura em cargo público depende de aprovação prévia em concurso público”, o que torna a importação de médicos não concursados uma “afronta à norma constitucional”. Mas quem se importa com a Constituição, não é mesmo?

O programa pretende, também, ampliar as vagas nos cursos de Medicina, o que é louvável. Mas a doutora Dilma resolveu ir além, acrescentando dois anos nos cursos de Medicina sem consultar as universidades. E mais: tentou, com decreto, levar os estudantes para o SUS, instituindo o serviço público obrigatório.

Se realmente se preocupasse com a melhoria da saúde pública, o governo federal reuniria Estados e municípios para propostas claras, objetivas e transparentes de investimentos em estrutura e capacitação. Não basta anunciar bilhões sem explicar onde, como e quando.

O Mais Médicos falhou em seu edital e agora lançará uma nova convocação. Em meio ao populismo paliativo, os governos seguem comprando vagas em hospitais particulares, em operações de interesses mais obscuros que os corredores superlotados.

Enquanto isso, os EUA destinam 14% do PIB para saúde, a Argentina 20% e nós os vergonhosos 3% que não causam nem resfriado nos males públicos. O Mais Médicos amplia os gastos, mas estes não são verdadeiros investimentos, no sentido estratégico e ideal. No fundo, só provam e expõem nossa cultura imediatista que tenta resolver o caos sem atacar a essência. Talvez essa seja a maior doença brasileira. E, infelizmente, parece sem cura.

Gabriel Tebaldi, 19 anos, é estudante de História da Ufes
Fonte: A Gazeta

Um comentário:

  1. Para variar, qdo o povo reclama surgem medidas demagógicas e mentirosas... Com essa roubalheira e poucos investimentos na infra-estrutura do país, jamais teremos um sistema decente de saúde.
    Ass.: OLD_MONSTER

    ResponderExcluir