sábado, 27 de novembro de 2010

MINHA CIDADE ESTÁ SITIADA!

Minha cidade está sitiada!


(Texto da jornalista carioca Mirtes Guimarães)

Bom, vou começar este texto confessando uma coisa: neste momento não estou nem aí para a tal imparcialidade jornalística, ok? Aqui não é jornal e eu não escrevo como jornalista. Isto posto, vou direto ao ponto: Estou de saco cheio com o politicamente correto, com o patrulhamento contra a polícia e com os “especialistas” que experts ou não em alguma coisa populam nos blogs, na imprensa e no twitter.

Tem gente que sequer subiu uma favela na vida, gente que nunca esteve no Rio, gente que só acompanha tudo do conforto dos seus lares, tecendo regras e criticas. Se não fosse uma mulher fina, educada e tranqüila, eu mandaria todos para a.... Grota Funda, mesmo sabendo que eles não teriam a mínima idéia de onde é isto.

Chega de nariz de cera e vamos ao que interessa. Neste momento helicópteros sobrevoam meu prédio, a dezenas de quilômetros da Penha, mas próximo à Santa Tereza e Catumbi. Na quinta-feira à noite, o comércio da rua principal do meu bairro foi fechado. Em minutos, Core (Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil) e PM chegaram. Mas, mesmo assim, o comércio preferiu não re-abrir. Moro aqui há 26 anos, e nunca isto ocorreu.

Desde o início da semana a rotina do carioca foi ligar para amigos e parentes a fim de saber se todos estavam bem. Ninguém sai de casa antes de ter certeza de que o trajeto que será feito está seguro. Taxistas também só circulam se comunicando um com o outro. E no meio de tudo isto, ainda vejo coleguinhas e policiais amigos trabalhando 24hs e se desdobrando para cumprirem suas funções. Coleguinhas que tiveram treinamento de guerra não só no Exército Brasileiro, como também com especialistas de Israel!!!!!!!

E aí vem os “experts” e as ongs criticarem imprensa e a Polícia e pedirem paz!

Falam que temem derramamento de sangue. Ok, mas onde eles estavam durante toda esta semana infernal? Não vi uma ong nas madrugadas andando pelas ruas do Rio pedindo ou “negociando” com os bandidos que incendiavam veículos e atiravam contra cidadãos. A minha cidade está sitiada! E a paz só virá com enfrentamento!

Neste momento, a Globo News mostra mais um tiroteio no Alemão. Nervosa, a Leilane Neubarth pede que a repórter Fernanda Grael se proteja, lembrando que ela é mãe de gêmeos!!!! Esta fala dela, que os “experts” considerariam não profissional, demonstra a tensão que vivemos aqui.


Por isto tudo danem-se os experts, as ongs e o “pessual dus direitos humanos”. O Rio sitiado só quer uma coisa: que o Bope e todo o efetivo policial “pegue um, pegue geral”! Só assim poderemos sonhar com uma paz duradoura

Nenhum comentário:

Postar um comentário