domingo, 19 de dezembro de 2010

A CASA ESPERANÇA (BY MARCO SOBREIRA)

O bairrismo é a característica mais marcante do cachoeirense, daí Cachoeiro de Itapemirim ser a capital secreta do mundo. A terceira cidade mais importante do Espírito Santo também é conhecida pelo calor infernal que faz por aqui, ao ponto do ex-prefeito Teodorico Ferraço ter entrado para o folclore nacional ao mandar construir uma torre para fazer chover bem na praça principal da cidade. O outrora caudaloso e navegável rio Itapemirim, agora teima em correr entre as pedras afloradas pelo assoreamento , cortando a cidade de oeste a leste, aumentando ainda mais o calor, como uma formidável panela de pressão. Terra do Rei Roberto Carlos, de Rubem Braga, berço da Itapemirim, maior empresa de transportes de passageiros e cargas do País, Cachoeiro de Itapemirim ainda é a capital do mármore e do granito, mas viu sua importância econômica diminuir em função do esvaziamento político do sul do Estado e seu parque industrial sofre a concorrência desleal dos produtos chineses em decorrência da super valorização do Real.

Mesmo assim, seu comércio, sua tradição cultural e o setor de pedras ornamentais e os seus 180. 000 habitantes a colocam em posição de destaque , sendo ponto de referência para todo o sul do Espírito Santo.

Como todo o País, Cachoeiro sofre com a epidemia das drogas, principalmente do crack e a administração atual que é petista não tem um programa Municipal para assistência aos dependentes químicos, o que fez florescer algumas clinicas para abrigar e tratar os usuários dessas drogas e entre elas está a Casa Esperança.

É sobre essa entidade que quero reportar um fato ocorrido recentemente e que deixou chocada a sociedade cachoeirense. Sem convênio com o SUS ou qualquer outra entidade, a Casa Esperança cobrava 3 000 reais de cada interno em suas dependências, pois bem, após denuncia o Ministério Público, policia civil e militar invadiram a clinica e o que encontraram foi dois grandes cômodos, com beliches superpostos, acomodando no total 98 pacientes, amontoados, sem assistência médica adequada e em péssimas condições. Interditada a Clinica, o Promotor chamou a Secretaria Municipal de Saúde e determinou que mandasse fazer avaliação psiquiátrica de cada interno e os remanejasse, já que a Casa Esperança seria fechada, dando um prazo de 72 horas para que sua determinação fosse cumprida, sob pena de responsabilidade, já que a Prefeitura tinha autorizado seu funcionamento, conforme comprova o alvará de funcionamento.

Começa o martírio da Secretaria, liga para uma psiquiatra que trabalha comigo e implora para que ela faça o serviço, só que avisa, que não teria como pagar, evidentemente que não foi atendida e confessa que já tinha procurado todos os colegas da especialidade com igual resposta. Questionada por que não mandava um psiquiatra dos quadros da Prefeitura atender os pacientes, ouviu estupefada a Secretaria confessar que não tinha esse tipo de profissional no quadro médico municipal.

Como o impasse foi resolvido não sei, mas o que importa aqui é constatação do descaso desse grande município com a saúde mental e deixa claro um jogo de empurra entre o Estado que mantém um Centro de Atendimento Psiquiátrico , a filantrópica Clinica Santa Izabel e o Município, cada qual puxando a sardinha pro seu lado em prejuízo dos doentes mentais e dependentes químicos.

Assim é a saúde pública oferecida ao povo brasileiro, insuficiente, de péssima qualidade, mal gerenciada e daí cada vez mais desacreditada e a mercê de oportunistas como o proprietário da Casa Esperança que vêm no desespero das famílias uma chance para ganhar dinheiro fácil à custa do sofrimento alheio. Até quando, nós profissionais da saúde e a sociedade vão se calar diante do descaso e do sofrimento de nosso povo?

2 comentários:

  1. Até quando??? Pergunta difícil de ser respondida! O descaso com a saúde como um todo ocorre em todo o país. Fecham os olhos, fingem que não vê, pq se "enxergarem" terão que tomar atitudes... Pra que né???? A vida não tem tido muita importância ao poder público. Querem mais dinheiro a cada ano e cumprem suas obrigações básicas cada vez menos... E qdo fazem qualquer coisa, gastam o que deveria ser revertido em benefício da população em propagandas... enganosas, claro!!! Parabéns pelo texto, por sua coragem em falar claramente sobre o assunto e por sua dedicação. E assim, a admiração cresce sempre mais.

    ResponderExcluir
  2. Ola Marcos boa noite,quando leio esses relatos sobre área de saúde fico indignada, como pode acontecer e só depois é que vão descobrir?segui nesta área movida por ideal,pela ciência e arte que ela representa,vivi e senti isso enquanto morei em São Paulo onde tudo começou (na USP)vim para Recife por casamento,ai iniciou minha grande decepção,não pelos cursos que foram bons e ótimos mas com aqueles que tive de conviver,até pouco tempo atras,te digo as pessoas que militam nesta área são as responsáveis por essa degradação pois vêem exemplo dos gestores e dos politicos e é por ai que começa tudo que eu precisaria relatar.

    ResponderExcluir