quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ESTAREI ERRADO? ESPERO QUE SIM.

Todos os amigos que acompanham esse blog sabem que tenho feito criticas à saúde oferecida ao povo brasileiro pelo SUS e me sinto muito à vontade para isso porque só trabalho na saúde pública, há muito me desiludi com a medicina de grupo e com a filantropia. Sou daqueles que acredita que precisamos cobrar que o Governo cumpra a Constituição, quando determina que saúde é um direito de todos e obrigação do Estado.


Resolvo relatar aqui um caso acontecido hoje, desde já antecipando o final para que me cobrem mais tarde, deixando bem claro que peço a Deus de todo coração que eu esteja errado. Fui procurado pela Assistente Social do PAM de Presidente Kennedy, onde sou Diretor, solicitando ajuda pois não sabia como dizer à acompanhante da paciente que não poderíamos ajudá-la. Pedi que aguardasse 10 minutos pois estava acabando de passar visita nos meus pacientes e iria até sua sala. Foi o que fiz e ao chegar vi uma senhora de aproximadamente 60 anos sentada ao lado de uma jovem senhora que imaginei ser parente próxima. Cumprimentei-as e de imediato notei que a paciente apresentava uma icterícia ( amarelão) acentuada, fácies de sofrimento, cabisbaixa, olhar perdido, o que me deixou impressionado. Solicitei a acompanhante que me contasse o que acontecer e em que poderíamos ajudar.

-Dr, nós moramos no Município de Marataízes, ela esteve internada no Hospital de lá porque da noite para o dia começou a ficar amarela do jeito que o Sr está vendo, tenho aqui o histórico do que aconteceu com ela.

Resumindo, a paciente teve uma obstrução no colédoco, foi submetida a procedimento de rotina para solução do problema, só que apresentar um tumor na papila e necessita de procedimento de alta complexidade e que só poderia ser feito em Vitória ou em Itaperuna , aí já no Estado do Rio de Janeiro.

Questionei o por que de ter nos procurado, já que não tínhamos condições técnicas para a solução do problema, vejam o relato dela:

-Vim aqui porque sei que esse Município tem ajudado muito as pessoas, procurei o Serviço Social da minha cidade e não obtive ajuda, por isso estou aqui para ver se tem como vocês ajudarem, pois já não sei o que fazer. Fiquei sabendo que o tratamento dela deve custar uns 10 mil reais e não temos como pagar.

-Olhe minha filha, argumentei, sei de sua aflição, infelizmente não tenho poder para autorizar o procedimento, que por ser de alta complexidade é de responsabilidade do Estado, mas é obrigação do Município onde moram proporcionar meios para que ela seja encaminhada, inclusive com transporte. Mas vou ver o que posso fazer para ajudar, pelo menos mostrando o caminho a percorrer.

Peguei o celular e liguei para o Superintendente da Regional Sul , médico meu amigo de longa data, contei-lhe o caso e solicitei que me orientasse como fazer para ajudar a paciente. O colega me ouviu pacientemente e falou,

-Marco, ela tem que procurar a AMA (Agencia Municipal de Agendamento) de seu município, entregar todos esses documentos e laudos que diz possuir, eles vão montar um processo e encaminhar para a Superintendência. A partir daí, nós faremos uma tomada de preço para comprar o procedimento e oferecer o tratamento para a doente.

Agradeci a atenção do colega, orientei a moça a proceder exatamente como me foi orientado. Após agradecer, a paciente me solicitou se podia passar um remédio pra ela, pois não agüentava mais de tanta coceira no corpo. Expliquei que a coceira era causada pelo excesso de bilirrubina que também estava causando a cor amarela e que passaria um medicamento para tentar aliviar um pouco, mas só a solução do problema traria alivio definitivo.

Agora amigos, o pior da história, por experiência tenho certeza que a paciente não vai conseguir o tratamento necessário com menos de 90 dias e sinceramente, diante da gravidade do caso, é bem provável que quando o mesmo for autorizado, a paciente já não necessite mais.

Duro não? Mas acreditem, essa é a realidade a que está sujeita os pacientes pobres que dependem exclusivamente da saúde pública desse País, o procedimento feito até então foi conseguido via Ministério Público. Falta dinheiro? Não, falta administração, falta um atendimento mais humanizado, um sistema de referência que funcione de verdade.

Estou escrevendo sobre esse caso, porque confesso que a imagem daquela senhora não me sai da cabeça, amanhã vou tentar com um amigo em Itaperuna (RJ) uma caridade de algum médico de lá que se disponha a ajudar. Nessas horas confesso, que os meus 35 anos de luta com essa realidade já estão me pesando e o pior, não consigo enxergar a bendita luz no fim do túnel. Deus proteja o povo brasileiro.

Prometo informá-los o seguimento desse caso, esperando de todo coração que as minhas previsões estejam erradas.

7 comentários:

  1. Ah, amigo, se a própria tia do presidente em exercício, perdeu a perna gangrenada pelo diabetes batendo de hospital em hospital...

    ResponderExcluir
  2. Lamentável, povo só lembra que votou errado nessas horas,infelizmente,fico triste,pois até no judiciário não vejo solução,pois é uma rede inexorável,política pura! Judicíário determina mas o Executivo em todos os níveis não cumprem e fica por isso mesmo!Já viu Prefeito,ou Governador ser preso por descaso com a saúde? Inconcebível tudo isso.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em especial, estou triste tb com os casos que estou acompanhando em nosso Grupo de Apoio. sinto-me impotente, não vejo motivos para comemorar nada em um país onde os seres humanos são tratados piores que o gado.
    O SUS é o melhor Sistema de Saúde já idealizado no mundo, e vc está certo Marco, nada funciona por falta de capacitação técnica de quem ocupa os cargos técnicos e administrativos no SUS, as demandas não diminuem porque não há um plano de gestão concreto e quando há, desviam as verbas ou há tanta burocracia para as liberações que o paciente morre antes de ser atendido.
    Em fim são tantos problemas na execução que estragaram o Sistema mais perfeito do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Essa burocracia toda é algo inconcebível. Isso é um atraso, só ocorre no Brasil. O mendaz do Lula ainda fica se gabando que o governo dele é o máximo.A saúde no Brasil pede socorro!

    ResponderExcluir
  5. Amigo, que história tão triste, como tantas que estão por aí Brasil afora!
    O descaso com o dinheiro público, a má gestão, a irresponsabilidade com vidas, a desumanidade e o desrespeito com quem paga tão altos impostos, tudo isso nos faz mesmo cair numa descrença total da coisa pública em todos os sentidos, em todas as áreas.
    Estamos sem governo há oito anos, estamos como um navio desgovernado, indo para um abismo sem fim, mesmo com tanto dinheiro nos cofres públicos.
    Não vejo saída, infelizmente. Após estas últimas eleições, fiquei ainda mais descrente do Brasil.
    Há um mês, minha filha fez uma cirurgia de apendicite em um hospital público em Parnamirim-RN, próximo a Natal, depois de ter sido mal diagnosticada por uma médica de uma UPA, que não conseguiu identificar a moléstia, pode? Foi preciso pagar um ultrassom e uma consulta em médico particular para que fosse descoberta a causa da dor que ela sentia. E só conseguiu vaga no hospital público por indicação de uma amiga do cirurgião de plantão. No hospital, não havia sequer material para fazer exame de urina. Porém a foto do Lula estava lá na parede, com aquele sorriso cínico, como se vivêssemos no país das maravilhas.
    Aqui falta pouco para ser a África. Estamos retrocedendo, infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Dr. Marcos. Uns com tanto e outros sem nada. Nós brasileiros pagamos milhões pelos tratamentos de saúde do vice presidente José de Alencar no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, mas pra nós mesmo só resta o SUS e pelo visto aí no Espírito Santo nem o SUS. Está na Constituição que Saúde é dever do governo portanto essa senhora tem que ser tratada onde for. Se ela morrer por falta de tratamento vai ser mais uma vítima desse governo descarado que só usa a pobreza para angariar votos e pontos nas pesquisas de popularidade. A culpa dessa vergonha é do povo brasileiro. Povo que tem preguiça de reagir, povo que prefere fazer de conta que nada está acontecendo. Por muito menos do que Lula e seu bando de ladrões fez Collor perdeu a presidência, mas nós estamos ficando velhos e cansados de lutar e os jovens que deveriam nos substituir não querem saber de política. Triste quadro pra um triste país. Este é o Brasil que provavelmente merecemos. Este é o país dos Ali Babás e os Bobos da Corte, nós.
    BSHolveri

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com BSHolveri (é este o nome do anônimo?) Só de imaginar fico com úlcera. Infelizmente o povo brasileiro ainda não aprendeu a escolher seus governantes. Uma letargia que me enlouquece. Qdo digo que tem que "botar pra quebrar" sou repreendida por tantos que não entendem que digo: "Acorda povo! Vamos à luta!" E me vejo mto só aqui no meu estado de Mato Grosso. cadê todo mundo? Muitos dos meus amigos que iam pras ruas lutar pelo exercício da cidadania, hoje estão ocupando altos cargos... e com certeza riem de mim, me achando tola nesta altura do campeonato.... Além da má gestão, pouca falta de vontade, de generosidade, o câncer maior é a corrupção!

    Gosto de ver sua dedicação com seus pacientes.Fico orgulhosa e te admirando cada vez mais. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir