terça-feira, 28 de dezembro de 2010

LEGADO DO PSDB.

FHC critica governo Lula e afirma que gestão tucana no Planalto mudou o Brasil


Os jornais desta terça-feira (28) repercutiram a entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao programa “Manhattan Connection”, da GNT no último domingo (26). Na ocasião, o presidente de honra do PSDB criticou a interferência do presidente Lula na formação do ministério da presidente eleita, Dilma Rousseff. “Ele está se metendo em tudo, quando deveria deixar Dilma governar”, declarou.

FHC afirmou também ter dificuldades para entender o que a presidente eleita diz. “A Dilma, às vezes, não termina um raciocínio. E eu confesso que tenho inteligência curta, porque ela não termina um raciocínio e eu não consigo entender o que ela ia dizer”.

O ex-presidente disse que a sua gestão (1995-2002), “sem falsa modéstia”, mudou o Brasil, graças a consolidação da economia conquistada em seu governo. E afirmou que Lula só não herdou um país melhor por causa do medo que o mercado tinha do que o petista poderia fazer.

“Eu mudei o Brasil. Sem falsa modéstia. O Brasil era um, antes da consolidação da economia, e passou a ser outro. O Brasil foi muito melhor do que o que o presidente Lula pegou. O ano que ele pegou piorou, mas por causa dele. Por causa do medo que o mercado tinha do que ele dizia que ia fazer. E, para sorte de todos nós, não fez. A Dilma vai pegar uma economia em bom momento, mas uma situação fiscal bastante difícil também”, destacou ao frisar que, em função do aumento de gastos públicos no governo Lula, a petista terá que fazer “ajustes na economia”.

FHC condenou ainda o dossiê elaborado por Dilma Rousseff, quando chefiava a Casa Civil, e a sua então braço-direito Erenice Guerra, sobre os gastos dele e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso. O dossiê com dados sigilosos, que veio à tona na crise dos cartões corporativos, era apenas um “banco de dados”, segundo Dilma e Erenice.

“Foi grave aquilo. Dilma telefonou para a Ruth e disse que não estava fazendo nada. E não tinham o que fazer mesmo. Fizeram aquilo para justificar gastos que até hoje não justificaram, na primeira parte do governo Lula. Eles ainda não explicaram. No meu tempo não tinha nem cartão corporativo. Fizeram aquela onda toda, aquela chantagem toda, que era para justificar gastos do governo. Mas, se quiserem fazer um dossiê sobre a minha vida, podem fazer porque eu não tenho nada a esconder”, disse o tucano.

Fonte: http://bit.ly/fGit5H

Nenhum comentário:

Postar um comentário