quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

2010, UM ANO PARA SER ESQUECIDO. (by Marco Sobreira)

2010 começou muito mal, prenunciando um ano difícil para todos. Angra dos Reis, morro do bumba em Niterói e as enchentes de Alagoas e Pernambuco deixaram à mostra, que as catástrofes naturais são muito mais mortais quando aliadas à irresponsabilidade de governantes não comprometidos com a segurança da população.

Corrupção na permissão da ocupação de encostas, omissão na fiscalização e falta de um planejamento preventivo, nos torna reféns das tragédias de verão.

A dengue continuou sua expansão, ceifando vidas e desafiando o Poder Público, incapaz de medidas profiláticas eficientes para contê-la . Felizmente a gripe suína não mostrou-se tão grave quanto esperávamos e talvez bilhões tem sido gastos desnecessariamente , sem falar na polêmica em torno da segurança da vacina aplicadas em milhares de brasileiros e em bilhões de pessoas em todo o mundo a um custo fabuloso. Nada contra a vacina, mas faltou clareza na informação de possíveis efeitos colaterais, como a positividade transitória em testes de HIV o que com certeza causou pânico em muita gente.

As pessoas continuaram morrendo na fila dos SUS, recém-nascidos pereceram por falta de UTINs, renais crônicos continuaram suas longas viagens à procura da hemodiálise que lhes permitia sobreviver à espera de um milagroso transplante, a espera por exames e procedimentos chegou a ser humilhante, enfim, a saúde pública continuou a vergonha que castiga os que dela dependem.

Perdemos a Copa do Mundo, estamos muito longe de voltar a reinar no futebol mundial, falta de critério, planejamento e um técnico absolutamente incompetente e teimoso nos levaram às lágrimas, transformando a paixão do povo em mais um sofrimento coletivo. Ganhamos o direito de realizar as Olimpíadas de 2016 , mas tenham certeza, num País onde os serviços públicos ofertados são tão ruins, que os bilhões a serem gastos na Copa de 2014 e nos Jogos Olímpicos farão falta e agravarão o sofrimento dos que dependem da ação governamental, isso sem contar as fortunas que se esvairão pelos ralos da corrupção, para o deleite de empreiteiros e governantes inescrupulosos e ladrões.

Na política, perdemos uma bela oportunidade de aperfeiçoarmos nossa democracia, com uma salutar alternância no Poder. Assistimos passivamente o maior desrespeito às leis e ao Estado de Direito, numa interferência do Governo em prol de uma candidatura, digna dos verdadeiros regimes facistas. Deixamos escapar a chance de consolidarmos a liberdade de imprensa, a modernização do Estado e a moralidade pública, preferindo a manutenção desse regime pseudo-democrata, populista, demagogo e fisiológico, que nos fará a todos, amantes da democracia ficarmos alertas às tentativas de agressão aos Direitos Constitucionais, conseguidos à custa de muita luta na redemocratização do País.

O fracasso da cúpula do clima em Copenhaque, mostrou ao mundo que os dirigentes estavam muito mais preocupados em fazer turismo com o dinheiro público do que se preocuparem em diminuir o aquecimento do planeta. A natureza agredida vai cobrar um alto preço e todos os governantes omissos deveriam ser processados criminalmente pelas milhares de vidas perdidas e pelos prejuízos materiais incalculáveis, pois o dinheiro gasto na reconstrução desfalca as verbas para saúde, educação, saneamento básico, infra-estrutura, segurança, etc,,,

2010 já trouxe consigo grandes preocupações , enchentes, nevascas, incêndios gigantescos, terremotos,, secas, calor e frio extremos, foram apenas o alerta da natureza para o que pode vir por aí, mas o “homo sapiens” também fez a sua parte, terrorismo, pirataria, massacres étnicos e religiosos vitimaram milhares.

O Iran continua a desafiar o mundo, a Korea do Norte ameaça a irmã do Sul, palestinos e judeus continuaram sua intolerância mútua, Índia e Paquistão sob tensão permanente, irônicamente contidos pelo poderio nuclear e os Somalis ressuscitaram os piratas adormecidos há séculos. O Haiti devastado pelo terremoto, sofre uma epidemia de cólera, agravada pelas péssimas condições sanitárias , pobreza extrema e assistência médica precária, submete seu povo a um sofrimento permanente. Cuba continuou sob o jugo da ditadura dos irmãos Castros, Hugo Chávez levou a Venezuela ao desastre econômico, fechou canais de TVs e Jornais, estatizou empresas e continuou sua estúpida utopia de um socialismo bolivariano e Evo Morales continua incentivando a produção de coca, exportando a desgraça de milhares de jovens por todo o continente.

A crise econômica mundial abalou os EUA e a Europa deixando à mostra a fragilidade da economia das Nações mais poderosas, provocando uma reação em cascata, causando a quebra de grandes bancos, desemprego em massa, diminuição de direitos adquiridos dos trabalhadores e conseqüente reação com protestos violentos em vários países.

Entretanto, nem tudo está perdido, o Chile mostrou ao mundo um belo exemplo de persistência, planejamento e solidariedade, não poupando esforços e recursos para salvar a vida dos mineiros soterrados. EUA e Rússia assinaram o acordo para diminuição das ogivas nucleares e agora só têm poder para “destruir o planeta apenas algumas centenas de vezes”.

No Rio de Janeiro finalmente o Estado deixou de ser conivente e libertou o Complexo do Alemão do jugo dos traficantes, confessando que a omissão era criminalmente cúmplice e a solução só dependia de vontade política.

Que venha 2011 com a esperança de que ao seu final tenhamos motivos para comemorar um mundo melhor, um Brasil melhor, já que 2010 definitivamente foi um ano para ser esquecido.

8 comentários:

  1. Doutor, gostaria de ter a facilidade, a habilidade e o conteúdo para escrever como o amigo. Perfeito! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Como disse certa pessoa de uma REDE de TV falou e que é minha opinião também!!
    2010 nunca mais eu quero viver!
    2010 para mim, foi meu ano de perdas, perdi amigos, perdi meu pai, perdi meu trabalho e
    mais outras coisas!!Porque então quereria
    vivê-lo ainda??
    NUnca mais e sempre desponta uma Esperança de
    temos no final de ano, um Feliz Horizonte!
    *** Feliz ano novo***

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Excelente!!!!! Uma verdadeira retrospectiva! Mas a parte boa de tudo isto é que conhecemos pessoas maravilhosas com o mesmo ideal, olhando na mesma direção e desejosos de um país melhor. Você é uma destas pessoas. O seu blog é um canal pra nos informar os acontecimentos importantes, não só políticos, mas também sobre saúde, educação, etc. Adorei que esteja nos contando suas histórias de médico de interior. Particularmente, agradeço toda atenção e cuidado. Obrigada querido amigo! 2010 teve também as coisas boas, os presentes especiais de Deus. Meus amigos são meus presentes preciosos. Você é um deles. Obrigada! Que 2011 venha com esperança de belos dias e que seja um ano que tenhamos muito a comemorar e sempre com olhos abertos. Abraços e brindemos o ano que se inicia! Abraços a você e a toda sua família!

    ResponderExcluir
  5. Meu querido dr sempre me emocionando.
    Porém sou Poliana, gosto de pensar que tudo tem um propósito. Em questões políticas, estamos tão no fundo do poço que como disse o grande filósofo Tiririca, pior não fica.
    Último ano de Lulla
    Primeiro ano do fim de Dilmão.
    Ano que nos tornamos mais fortes mesmo perdendo.
    Ano que consolidamos muitas novas amizades. E por isso, ouvimos mais músicas, rimos juntos, choramos juntos, nos divertimos!
    Ano que soubemos entender e pertencer a um grupo seleto de amigos que está sempre "lá" prontos para fazer uma gentileza, um agrado gratuíto ou apenas companhia.
    Se nada disso compensar os danos, brindemos a Marcos Sobreira, nascido em 2010 anunciando o Amor e a alegria.

    FELIZ 2011

    ResponderExcluir
  6. Querido Dr, é muito bom ler o seu blog, o senhor escreve o que nós gostaríamos de escrever.Sou uma pessoa que jamais perde a fé na humanidade, que jamais perde a esperança de ver um mundo melhor, um Brasil melhor. Mas, às vezes fica difícil, como confiar em um governo que aumenta o próprio salário em mais de 50% e o mínimo para 440,00. É vergonhoso, para não dizer,safadeza mesmo. Mas, Brasil, pior que está, fica sim. O bom de 2010, foi conhecer tantas pessoas ótimas, com os mesmos pensamentos no twitter, e o senhor foi uma delas. Que 2011, o senhor continue escrevendo por nós. Feliz Ano Novo, para ti e toda sua família. Abçs.

    ResponderExcluir
  7. Errei no post acima, o s'lário mínimo foi para 540,00 e não 440,00. Erro de digitação. Perdoe-me.

    ResponderExcluir
  8. Nem na minha maior inspiração conseguiria expressar tão bem como vc conseguiu aqui. Realmente 2010 pareceu um ano de final dos tempos.Como pessoa que ainda resta um pouco de fé, acredito e rezo para que este ano seja esquecido e apagado, mas tirado suas lições, e que possamos viver uma nova era de conscientização e mudanças. E que no final de 2011, vc tenha muitas coisas positivas para escrever aqui. Um grande abraço. Feliz e Renovado 2011!
    Vânia

    ResponderExcluir