domingo, 19 de dezembro de 2010

O FOCO É JESUS.

Edivandro Fernandes Carlos

Lucas narra no capítulo 2 do seu Evangelho que José e Maria não encontraram lugar em Belém. A cidade estava cheia de gente, e todas as hospedarias estavam lotadas. A hora de Jesus nascer havia chegado, e por não ter encontrado espaço entre os homens para nascer, Ele nasceu numa estrebaria, um abrigo de animais. O Filho de Deus, o Rei dos reis não nasceu num palácio, mas numa manjedoura. Não nasceu num berço de ouro, mas num berço de palha.

A mensagem natalina que vem do céu não tem o seu foco nos anjos nem em Maria, mas somente em Jesus.

Três verdades são aqui destacadas: 1ª) Jesus é o Salvador - "? é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador?" (Lc 2.11). Podemos dizer que temos duas afirmações maravilhosas aqui: a primeira delas é que Deus cumpre a sua Palavra. Jesus deveria nascer em Belém, na cidade de Davi. A profecia deveria se cumprir. A segunda é que Jesus foi anunciado pelo anjo como o Salvador. Ele recebeu o nome de Jesus, que significa Salvador exatamente porque veio para "salvar o povo de seus pecados". Ele nos salva não pelo seu exemplo nem pelos seus ensinos, mas pela sua morte.

2ª) Jesus é o Cristo - "? que é Cristo?" (Lc 2.11). O Salvador é o Cristo. Ele é o Messias prometido. Sua vinda não foi acidental. Sua vinda não foi de improviso. Sua vinda foi planejada na eternidade e prometida na história. Os patriarcas falaram de sua vinda. As profecias apontaram para a sua vinda. Todo o Velho Testamento foi uma preparação para a sua vinda. O Messias é o centro da eternidade. É o centro da Bíblia. É o centro da história. Ele é a figura central nos decretos de Deus. Ele é a figura central da igreja.

3ª) Jesus é o Senhor - "? o Senhor" (Lc 2.11). Jesus é o Salvador, o Messias o Ungido de Deus. Ele é o "Rei dos reis e o Senhor dos senhores". Todos os poderes do universo estão em suas mãos. Ele governa as nações e reina soberano e absoluto sobre sua igreja.

Aquela criança que nasceu em Belém tem o cetro do universo. Ele é maior do que os reis e presidentes deste mundo. Aos seus pés todos precisam depositar suas coroas como fizeram os reis magos. Precisamos conhecer o Jesus do Natal. Ele é o Salvador do mundo. Ele é o Messias de Deus. Ele é o Senhor do Universo. Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade. Aleluia! Jesus nasceu para que através dele tenhamos aqui vida em abundância.

Edivandro Fernandes Carlos é pastor da Comunidade Livres Adoradores em Vila Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário